Saiba como participar da eleição do ANDES-SN de 3 a 6 de novembro

Atualizada em 29 de outubro de 2020 às 18:57

A eleição para a diretoria do ANDES Sindicato Nacional acontecerá na modalidade telepresencial de 3 a 6 de novembro. Concorrem ao pleito a chapa 1 “Unidade para Lutar” e a chapa 2 “Renova ANDES”. Docentes da UESB filiados à ADUSB podem votar. Entenda os procedimentos para votação e participe.

“O 9º CONAD Extraordinário deliberou que a eleição se realizasse em modo telepresencial devido a pandemia da COVID-19. Assim, a professora e o professor que desejar votar em uma das duas chapas inscritas deverá estar conectado à internet, podendo votar de sua casa. Num momento em que os governos violam os direitos docentes, precisamos estar atentos a quem ou qual grupo político irá dirigir nosso sindicato. Por isso é muito importante a participação de todas e todos para fortalecer nosso sindicato nacional e sua democracia interna”, aponta Soraya Adorno, presidente da Adusb e da Comissão Eleitoral Local.

O que preciso para votar?

Ser sindicalizado à ADUSB (prazo máximo até 3 de agosto), ter em mãos documento de identificação e aparelho (computador, notebook ou celular) com câmera e acesso à internet.

Como votar?

De 3 a 6 de novembro das 9h às 21h, docentes da UESB deverão acessar o site das eleições do ANDES-SN (clique aqui), digitar seu CPF para serem redirecionados para uma das mesas receptoras da seção eleitoral da ADUSB. Os votantes irão se identificar com documento e câmera do seu aparelho à mesa receptora. Após os dados serem conferidos pela mesa, o docente receberá no seu e-mail ou SMS em seu celular o link para votação. Professores e professoras terão dez minutos para votar. Caso o eleitor ou a eleitora não consiga votar nesse período, pode retornar ao sistema e solicitar novamente o link. Finalizado o processo de votação, será enviado um comprovante, sem a identificação da chapa votada para assegurar o sigilo do voto.  Cada filiada ou filiado pode votar uma única vez. A ordem de votação será de acordo com o horário de chegada dos votantes na mesa de identificação.

Quem são os responsáveis pela eleição?

A Comissão Eleitoral Central (CEC) é a responsável por todo processo eleitoral, sendo vedada a participação de membros da diretoria do ANDES-SN e das chapas concorrentes. Já a Comissão Eleitoral Local (CEL) coordena os trabalhos da seção eleitoral local.

Na Adusb, a CEL é composta pela representante da diretoria Soraya Adorno, na condição de presidente da Comissão. Também integram a CEL Jorge Nascimento e Paulo Cairo como representantes da chapa 1 e Cláudio Félix e Lídia Cunha como representantes da chapa 2.

Quem concorre à eleição?

Para conhecer as chapas que concorrem à diretoria do ANDES-SN clique aqui. Os materiais de campanha também podem ser acessados nas redes sociais da chapa “Unidade para Lutar” e da chapa “Renova ANDES”. 

Prazos

Campanha Eleitoral - 1 de outubro a 2 de novembro

Indicação de mesários pela Comissão Eleitoral Local (professores, estudantes ou técnicos) – 22 de outubro

Divulgação de todas as informações para o processo eleitoral – 23 de outubro

Fiscais indicados pelas chapas (professores, estudantes ou técnicos) - 26 de outubro

Votação – 3 a 6 de novembro de 9h às 21h

Apuração – 6 de novembro a partir das 22h

Homologação do resultado final – 10 de novembro