10 de dezembro: Adusb fortalece Dia de Luta em Defesa dos Serviços Públicos

No dia 10 de dezembro, trabalhadoras e trabalhadores de todo Brasil voltam a protestar em defesa dos serviços públicos e contra o fim do auxílio emergencial. A data foi definida como dia de luta pelo Fórum Nacional das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), em conjunto com os Fóruns dos Servidores Públicos Estaduais e centrais sindicais. Diante do contexto de pandemia, a Adusb apoia e integra a luta com campanha de spots em rádios e carros de som em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

O objetivo do dia de luta é denunciar os ataques presentes na Reforma Administrativa (PEC 32/2020) aos servidores públicos e à população. O governo Bolsonaro também anunciou que pretende avançar em seu projeto de privatização da Eletrobras, Correios e outras estatais, o que significará a piora da qualidade e o encarecimento destes serviços. Além disso, em meio ao aumento dos casos da covid-19, trabalhadoras e trabalhadores não podem ficar sem auxílio emergencial, como planeja o governo federal e as lideranças do Congresso Nacional.

Adusb contra a Reforma Administrativa

A campanha da Adusb tem como mote “Mentira dura até chegar a verdade: A Reforma Administrativa prejudica você”, pois os defensores do projeto partem de pressupostos falsos para conseguir apoio da sociedade. Um dos principais argumentos é que os servidores públicos são privilegiados e ganham muito. No entanto, segundo o Atlas do Estado Brasileiro, metade dos servidores brasileiros ganham menos de R$ 3 mil e a pequena parcela que recebe altos salários e vantagens, como juízes e parlamentares, não serão afetados pela Reforma.

Mobilização na Bahia

Em Salvador, ocorrerá uma carreata no dia 10 de dezembro, com concentração no Campo Grande às 14h30. A atividade é organizada pelo Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, do qual a Adusb faz parte. O protesto seguirá pela Avenida Sete, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Corredor da Vitória e conclusão na Boca do Rio.

Mobilizações pelo Brasil

O ANDES-SN e a CSP-Conlutas constroem atividades de mobilização por todo país nesta quinta-feira (10) em conjunto com os servidores públicos. Uma ato nacional com carreata acontecerá em Brasília, com concentração no Palácio do Buriti às 10h. O movimento já realizou a plenária "Em defesa da democracia e da autonomia nas instituições de ensino superior federais" na terça-feira (8) e audiência pública no Congresso Nacional contra a Reforma Administrativa nesta quarta-feira (9).

Confira o material da campanha da Adusb contra a Reforma Administrativa

Mentira dura até chegar a verdade, a Reforma Administrativa prejudica você.
4 mentiras sobre os servidores e serviços públicos.