Inscrições abertas até 9 de março para 2ª etapa do Curso de Formação Sindical da Adusb

Mais uma etapa do Curso de Formação Sindical acontecerá no dia 10 de março, com tema “Reestruturação produtiva do capital e o discurso conservador do retorno presencial sem vacina”. A atividade será realizada virtualmente às 17h30, na plataforma Google Meet, com a participação de Gilberto Calil (Unioeste e ANDES-SN) e Wesley Amaral (UESB). O evento é gratuito, com certificação e aberto para todas e todos. Para evitar invasões e ataques ao evento, será necessária inscrição prévia. Serão disponibilizadas até 100 vagas. As inscrições vão até 9 de março e podem ser feitas através deste formulário (clique aqui).

Iracema Lima, secretária da Adusb e integrante do Grupo de Política Educacional (GTPE), conta que o tema do módulo II do curso foi pensado pelos integrantes do GT levando em conta que “os interesses que movem o capital associados à sua reestruturação produtiva desconsideram a ausência de políticas que restrinjam a propagação da carga viral da covid-19, ao tempo que negam o papel da ciência numa conjuntura tão ameaçadora para a classe trabalhadora. Diante desse quadro propomos a discussão acerca do retorno presencial das atividades de ensino, sem vacinação para todos/as, uma vez que essa orientação ampliará o fosso e luto social imposta à classe trabalhadora”.

Neste contexto, a diretoria da Adusb e as coordenações dos Grupos de Trabalho apontam a formação política da classe trabalhadora como necessária “frente à intensificação da retirada de direitos trabalhistas impostas pelos interesses que mobilizam o capital”, afirma Iracema. Além disso, a dirigente considera fundamental a participação de todas e todos docentes para fortalecer a trincheira de luta e resistência do ANDES-SN e da Adusb.

Os palestrantes

Gilberto Calil é 2º tesoureiro da Regional Sul do ANDES-SN. É historiador, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e doutor em história. Também é líder do Grupo de Pesquisa História e Poder, integrante do Laboratório de Pesquisa Estado e Poder e editor da revista História & Luta de Classes.

Wesley Amaral é bacharel em ciências biológicas, professor do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB e mestre em ciências ambientais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências por Abordagem Temática e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade. 

Outras informações

O Curso de Formação Sindical é realizado pela Adusb, Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS), GTPE e pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS).

Por questões de segurança, o link de participação será encaminhado por e-mail aos participantes previamente inscritos, 15 minutos antes da atividade, por meio da Agenda do Google. O módulo I foi realizado virtualmente no mês de dezembro. O certificado de cada etapa do Curso de Formação contará com carga horária de 4h e será disponibilizado no e-mail dos participantes.