Dia Nacional de Luta: Nota da diretoria da ADUSB

NOTA DA DIRETORIA DA ADUSB 

24/03 - Dia Nacional de Luta do Funcionalismo Público

 

Vivemos desde o início de 2020 o momento mais triste e tenebroso do século XXI. A pandemia da COVID-19 já levou mais de 2,7 milhões de vidas no mundo, quase 300 mil no Brasil. Infelizmente, nossa situação é agravada pela política genocida, negacionista e obscurantista do governo Bolsonaro e seus seguidores. Desacreditam as medidas de proteção reconhecidas internacionalmente pela ciência, como o uso de máscaras, o distanciamento social e as vacinas, ao mesmo tempo em que defendem tratamentos sem comprovação científica e que podem colocar em risco a vida da população.

A grave crise sanitária evidenciou o importante papel do estado enquanto único capaz de promover políticas de reparação e justiça social, ao mesmo tempo que escancarou como o capital coloca o lucro acima das vidas. Apesar disso, o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional dão continuidade à política ultraliberal de desmonte do estado e dos Serviços Públicos. Com a falsa desculpa de combater a pandemia, aprovaram a LC 173/20 e, agora, a EC 109/21 (PEC Emergencial ou da Chantagem), que, além de reduzir o auxílio emergencial, foi mais uma oportunidade para, blindando os verdadeiros privilegiados, atacar direitos dos servidores públicos.  Preparam-se para votar a Reforma Administrativa, que, se aprovada, ampliará as contratações sem concurso público, facilitando esquemas de corrupção, como a “rachadinha”. Além disso, acaba com a estabilidade dos servidores públicos, deixando-os à mercê dos interesses de políticos corruptos e inescrupulosos.

Todos os dias são de luta, mas que esse 24 de março marque e fortaleça a nossa luta em defesa dos serviços públicos, da vacinação massiva urgente para todas e todos, de um lockdown nacional em defesa da vida, com um auxílio emergencial amplo e de valor digno.

 

#emdefesadosserviçospúblicos #nãovãonoscalar #forabolsonarogenocida

 

 

24 de março de 2021

Diretoria da Adusb SSind