RCN: Preparação do 19J e outras lutas. Acesse a pauta!

A Coordenação Nacional, instância máxima da CSP-Conlutas entre os congressos, acontece nesta sexta-feira (11) e sábado (12). Diante da brutal crise sanitária, econômica e política por qual vive o Brasil hoje, a Central debaterá os próximos passos da luta principal luta deste pelo momento para salvar vidas, Fora Bolsonaro e Mourão.

O debate será a partir do acúmulo das lutas dos momentos recentes  que passam pela exigência de vacina para todos já com quebra das patentes, auxílio emergencial de no mínimo R$ 600,00, apoio financeiro aos pequenos comerciantes, defesa do emprego e direitos, a luta contra a as privatizações e a reforma administrativa.

A segunda reunião da Coordenação Nacional que ocorre neste ano de 2021 permitirá o aprofundamento de debates que já vinham como foco de atenção na reunião anterior, mas se aprofundam no decorrer da pandemia, assim como fortalecer as nossas lutas.

A preparação das manifestações nacionais no 19J será ponto privilegiado na reunião que será aberto à participação do público a partir de inscrição pelo link.

Nesta reunião, a CSP-Conlutas comemora seus onze anos de fundação, a partir da originária Conlutas, em 2006.

A Coordenação Nacional acontecerá de forma virtual pela plataforma ZOOM, com exibição nas páginas da Central no Youtube e Facebook.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (11/06/2021)

14h00 às 16h30 – Painel: “A situação no campo e na cidade se agrava em tempos de governo Bolsonaro e de pandemia”.  A apresentação será feita por João da Cruz, lutador dos quilombolas maranhenses; a indígena Kunã Yporã, conhecida também como Raquel Tremembé, da Articulação da Teia de Povos de Comunidades Tradicionais do Maranhão e integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas; Erasmo Teófilo, camponês e liderança da luta no campo em Anapu, Volta Grande do Xingu, no Pará; Amaro Lourenço da Silva, pequeno proprietário e um dos lutadores de Jaqueira, em Pernambuco; assim como Vanessa Mendonça representante do movimento por moradia urbana Luta Popular.

16h30 às 18h00 – Painel das lutas: Metroviários São Paulo, Altino Prazeres e Diego Vitelo, diretores do Sindicato de Metroviários/SP; trabalhadoras da Sun tech Aline Bernardo, diretora do Sindicato de Metalúrgicos de São Jose dos Campos/SP; representantes da Educação Básica Gustavo Olímpio, da Oposição do Sind-Uti/Belo Horizonte e Silvia Leticia, da Oposição do Sintepp/Belém); Emerson Feitosa, diretor do Sitsesp Sindicato dos Servidores da Fundação Casa de SP); o petroleiro Eduardo Henrique, diretor da FNP (Federação Nacional dos Petroleiros); Wellingta Macedo do Quilombo Raça e Classe;  e representando os servidores públicos federais Moacir Lopes, da direção Nacional da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social).

Sábado (12/06/2021)

09h30 às 10h30 – Painel sobre Conjuntura Internacional: Dois integrantes do Setorial Internacional Herbert Claros de Magno de Carvalho e mensagens por vídeo de representações do Chile, Maria Rivera, e da Colômbia, Pedro Londoño. Soraya Mislet da Frente Palestina também gravou mensagem para a Coordenação.

10h30 às 13h00 – Conjuntura Nacional e Atividades: Plínio de Arruda Sampaio Júnior, da revista Contrapoder e militante do PSOL; Zé Maria de Almeida, presidente Nacional do PSTU; Rivânia Moura, presidenta do Andes-SN e integrante da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas; e Mané Melato, da Intersindical / Instrumento de Luta da Classe Trabalhadora são os convidados para o debate.

13h00 às 14h30 – Intervalo para almoço

14h30 às 15h30 – Continuidade do Debate de Conjuntura

15h30 às 16h30 – Aprovação dos Relatórios dos Setoriais: Campo, LGBT, Serviço Público, Cultural, Internacional, Operárixs, Aposentadxs, Mulheres, Negras e Negros, Transportes, Saúde dxs Trabalhadorxs, Educação, Petroleiros, Saúde no Brasil,  trabalhadores dos Correios e do movimento popular.

16h30 às 18h00 – Votação das resoluções e moções

Via cspconlutas.org.br