Atos de servidores marcam primeiro dia de análise da PEC 32 na Comissão Especial

Enquanto deputados federais davam início às discussões sobre a Reforma Administrativa (PEC 32) na Comissão Especial, centenas de servidores públicos protestavam em Brasília, na terça-feira (14), contra a medida que pode por fim ao serviço público no país.

Reunidos na capital, os manifestantes entraram em ação logo pela manhã. Parlamentares que desembarcavam no aeroporto eram recepcionados por uma multidão que, com faixas e cartazes, exigiam que os políticos votassem contra a PEC 32.

Muitos passaram pelo corredor formado pelo ato com a cabeça abaixada. O Ministro da Economia Paulo Guedes, que encaminhou o projeto inicial da Reforma Administrativa, foi lembrado pelos manifestantes com muitas vaias.

À tarde, a concentração foi organizada no Espaço do Servidor, de onde saíram em marcha ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados por volta das 15h. Como tem sido característico no movimento, a união das 10 centrais sindicais foi a marca da mobilização.

“Essa famigerada PEC 32 significa a destruição dos serviços públicos em nosso país e acabar com direitos históricos de nossa classe. Nós não vamos deixar que isso aconteça. Está se construindo uma unidade muito importante e nos levou a construir processos de luta importantes”, afirmou Paulo Barela da Executiva Nacional da CSP-Conlutas durante a manifestação.

O ato encerrou-se às 18h, com o saldo positivo de reunir centenas de servidores públicos das três esferas: municipal, estadual e federal. Participaram também trabalhadores das estatais, especialmente dos Correios, que levaram a pauta de luta contra a privatização da estatal.

A Comissão Especial deu início à análise do texto, porém a votação foi adiada, podendo ocorrer nesta quinta-feira (15).

Tendo em vista a eminência da votação, os trabalhadores do setor público permanecerão em Brasília durante toda a semana. Comissões de servidores visitarão gabinetes dos parlamentares para pressionar pelo fim da Reforma Administrativa.

Nesta manhã desta quarta-feira (15), servidores se reuniram para discutir estratégias de mobilização. Um novo ato em frente à Câmara deverá ocorrer no período da tarde para continuar com a pressão sobre os parlamentares.

Reunião de servidores nesta quarta-feira (15).

Atos nas capitais

Como parte do dia de luta contra a PEC 32, também houve mobilização em São Paulo. O ato ocorreu em frente à prefeitura da cidade, das 14h as 17h, na Praça do Patriarca, e registrou a participação de dezenas de lideranças sindicais.

Durante a tarde foi possível chamar a atenção dos que passavam pelo centro histórico e dialogar sobre os perigos que a Reforma Administrativa representa para a população no geral. Novamente, a CSP-Conlutas se fez presente na mobilização.

 

Ato em São Paulo

Em Recife (PE), servidores também participaram deste dia de luta contra a Reforma Administrativa protestando em frente à Assembleia Legislativa do estado. Também houve protesto no aeroporto de Salvador (BA).

 

Mobilização contra a PEC 32 em Recife (PE)

Luta além da PEC 32

A organização dos servidores e servidoras para barrar a Reforma Administrativa é prova que os trabalhadores podem estruturar a sociedade de uma nova maneira, superando o capitalismo. A integrante da Executiva Nacional da CSP-Conlutas Adriana Stella falou sobre o tema em discurso realizado aos manifestantes.

“Se por um lado a PEC 32 significa o desmonte dos serviços públicos, por outro, nós trabalhadores e trabalhadoras que entregamos nosso suor para construir a riqueza deste país podemos começar a debater a importância da auto-organização da classe trabalhadora para derrotar o sistema capitalista e construirmos juntos a sociedade que precisamos, a sociedade socialista”, afirmou.

 

CSP-Conlutas