Live | Povos Originários x Marco Temporal

O Marco Temporal segue em discussão pelo Supremo Tribunal Federal e pode trazer graves consequências para os povos originários, pois a tese defende que indígenas possuem direito somente às terras ocupadas a partir da data de promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988. Para entender as repercussões da temática, a Adusb realiza a live “Povos originários x Marco Temporal”, no dia 7 de outubro às 19h, no canal do Youtube e página do Facebook da Adusb. Contaremos com a participação de Opetahra nhãmarúri (Movimento de Ressurgência Puri), Cacique Juvenal Payaya (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia) e mediação de Letícia Magalhães (Adusb).

Assista no Youtube.

Opetahra nhãmarúri: Líder do Movimento de Ressurgência Puri (MRP) da região Norte Fluminense do RJ. Educadora do Campo, formada pela UFV-MG, agente de desenvolvimento socioambiental, formada pelo Senac RJ, palestrante e contadora de história do povo Puri/ Coroados. Membra do movimento Fora Bolsonaro que se encontra em ação em Brasília.

Cacique Juvenal Payaya: Natural da Chapada Diamantina, professor, poeta indígena e escritor de romances, poemas, artigos, contos e crônicas. É uma das principais lideranças indígenas da Bahia, secretário do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia e atuante em redes dos povos indígenas nacionais e latino-americanas.

Letícia Magalhães Fernandes: Bióloga e técnica em agropecuária, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, área de Biologia Geral do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN). Mestrado na área de Biodiversidade (CAPES) pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais (UESC - Ilhéus - Bahia). Doutoranda pela Universidade de Brasília. Diretora financeira da Adusb. Possui experiência em trabalhos de ecologia e conservação de comunidades e paisagens naturais.