Reunião ampliada debate os próximos passos da luta

Na última sexta-feira (1), os (as) professores (as) das Universidades Estaduais se reuniram no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador, para uma grande reunião ampliada que contou com a presença de cerca de 80 docentes. Na oportunidade, foram discutidas as conjunturas estadual, nacional e os próximos passos da luta do movimento docente. Além de discussão, os (as) docentes também sugeriram propostas para serem avaliadas e discutidas democraticamente no conjunto das direções e na base da categoria.

Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs, avaliou o espaço como positivo e vitorioso. “Essa reunião foi fundamental para pensar como vamos continuar a nossa luta em defesa da pauta de reivindicações e como também vamos nos articular para pressionar o governo a receber o movimento docente na mesa de negociação. Foi uma reunião muito vitoriosa, há muito tempo não fazíamos uma reunião com tanta qualidade e participação”, demarcou o professor.

Essa atividade foi parte do calendário de mobilização do movimento docente neste segundo semestre. Com a pauta de reivindicações 2022 protocolada desde o ano passado, os (as) professores (as) seguem em luta para que representantes do governo reabram a mesa de negociação permanente e cumpra com o acordo firmado na última greve. A mesa foi um canal de comunicação entre o governo com o movimento docente que está totalmente paralisada há mais de 800 dias. Apesar de mais de dez tentativas de diálogo do Fórum das ADs com o governo nesse tempo, a última reunião ocorreu apenas no dia 6 de novembro de 2019.

Confira a pauta de reivindicações 2022 dos (as) docentes.