11 de agosto: População de Vitória da Conquista vai às ruas em defesa das liberdades democráticas

A Adusb somou forças a mais uma mobilização nacional em defesa das liberdades democráticas e por eleições livres, nesta quinta-feira (11), em Vitória da Conquista. A manifestação realizada na Praça 9 de Novembro foi convocada pelo Fórum Sindical e Popular. Sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e populares criticaram as ameaças antidemocráticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre as eleições, além dos ataques à educação e à classe trabalhadora.

Dia dos Estudantes

As entidades presentes saudaram os estudantes pela comemoração do seu dia, em 11 de agosto. A importância do movimento estudantil no combate à Ditadura Militar e na construção da unidade na luta contra o governo Bolsonaro foi ressaltada. Para Larice Ribeiro, Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da UESB, campus Vitória da Conquista, os estudantes, em conjunto com movimentos sociais, “são socialmente responsáveis pela defesa da nossa democracia, daquilo que é público e que está em risco com todas essas ameaças que Bolsonaro tem feito, tentando retirar liberdades democráticas, as eleições livres, e é por isso que a gente está na rua hoje”.

Em defesa do Estado Democrático de Direito

Professoras e professores da UESB presentes na atividade fizeram a leitura pública conjunta da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento, que já conta com mais de 800 mil assinaturas, inclusive do ANDES-SN, foi construído pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e conquista novas adesões a cada dia.

“Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, afirma a carta. O documento acrescenta ainda que “no Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa, necessariamente, pelo respeito ao resultado das eleições”.

Confira o documento na íntegra.

Derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas

A trajetória de luta do Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista durante todo governo Bolsonaro foi evidenciada pelo presidente da Adusb, Alexandre Galvão. Mesmo diante da ameaça da pandemia, sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais foram às ruas para construir a resistência contra um governo genocida, responsável pela morte de mais de 680 mil brasileiras e brasileiros. O dirigente fez um chamado à continuidade da mobilização, “agora em um outro momento da conjuntura, o nosso sindicato nacional, o ANDES está com a seguinte consigna: vamos derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas. Bolsonaro vai para o lugar dele, que é para o esgoto da História.”