Assembleia da Adusb discute recomposição da comissão eleitoral e GTs

A sede da Adusb em Itapetinga recebeu, na manhã da última quinta-feira (10), a Assembleia Geral Extraordinária da entidade. A pauta incluiu informes gerais, a recomposição da representação do campus de Vitória da Conquista na Comissão Eleitoral das eleições da diretoria da Adusb para a gestão 2025-2027, além da recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs) da seção sindical.

Informes

A mesa da assembleia foi composta pela presidenta da Adusb, Iracema Lima, e por Elson Lemos, vice-presidente regional de Itapetinga. Nos informes, Iracema anunciou a nova campanha do Fórum das ADs, intitulada “Direito se cumpre!”, que será lançada no dia 16 de abril.

Também foi destacada a realização da segunda edição do Encontro de Aposentadas e Aposentados da Adusb, marcada para o dia 10 de maio, no espaço de eventos Bela Casa, com o tema “Aposentadoria, Paridade, Integralidade e Segurança”. As inscrições estão abertas até o dia 25 de abril e podem ser feitas por meio deste formulário.

Iracema ainda informou sobre os próximos compromissos do movimento docente:

  • Reunião do Fórum das ADs com o Governo da Bahia, no dia 24 de abril, com pauta única: promoções nas Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs);

  • Reunião interna do FAD, no dia 25 de abril;

  • Participação no 63º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN, em Salvador, nos dias 25 e 26 de abril, discutida na assembleia anterior, no campus de Vitória da Conquista.
     

Foram divulgadas também as datas das atividades de formação político-sindical sobre a carreira docente, promovidas pela Adusb

Jequié: 28 de abril, às 9h30
Itapetinga: 30 de abril, às 16h30
Vitória da Conquista: 5 de maio, às 16h
Saiba mais aqui

A secretária regional da Adusb em Jequié e coordenadora do GTPCEGDS (GT de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual), Alda Fátima de Souza, informou que está disponível no site a cartilha atualizada do ANDES-SN sobre o enfrentamento aos assédios, e que a versão elaborada pela Adusb será relançada em breve.

Acesse a cartilha do ANDES
Conheça a campanha da Adusb contra os assédios
 

Eleições

As eleições para a diretoria do Andes-SN acontecem nos dias 7 e 8 de maio. Quatro chapas se inscreveram, sendo três homologadas. A Chapa 4 recorreu à justiça após não ter sua inscrição aceita, mas a sentença foi favorável ao Andes-SN. Já a eleição para a diretoria da Adusb – gestão 2025-2027 – será realizada nos dias 14 e 15 de abril. Apenas uma chapa se inscreveu no processo.

Negociação com o Governo

A presidenta da Adusb, Iracema Lima, também informou sobre a reunião com o Governo do Estado, ocorrida em 3 de abril, na SEC. Contrariando as expectativas do movimento docente, o governo não apresentou solução para os docentes que aguardam promoção desde 2023, mas comprometeu-se, mais uma vez, a apresentar uma metodologia para garantir o fluxo das promoções que encontram-se paradas na IES, bem como responder ao das que estão por vir. Segundo documento da administração da UESB, datado de 1º de abril, existem 96 processos de promoção para a classe de professor pleno e 76 para professor titular aguardando análise.

Foi informado que o GT de Itinerância e Transporte está constituído e realiza a sua primeira reunião remota no dia 10 de abril, às 16h. Sobre a revogação da lista tríplice para nomeação de reitoras e reitores nas UEBAs, a coordenadora de articulação social da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Kelly Costa, afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues ainda avalia o tema, buscando uma síntese que será apresentada ao  movimento docente.

Saiba mais na matéria do Fórum das ADs.

 

Recomposição da Comissão Eleitoral de Vitória da Conquista

O professor Leonhard Krause informou que dois representantes do campus de Vitória da Conquista precisaram se afastar da Comissão Eleitoral. Após consulta à plenária, foram aprovados os nomes das docentes Andreia Sanches (titular) e Cleide Chaves (suplente) para recompor a comissão no campus de Vitória da Conquista.

Recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs)

A assembleia também aprovou novas participações nos Grupos de Trabalho para o ano de 2025. Segundo o regimento da GTs, reformulado em assembleia, cada docente pode participar de até três GTs, sendo que para funcionar cada GT necessita ter o mínimo de cinco integrantes por grupo. As novas composições são:

  • GTPE: Roseli Maria Cardoso Ribeiro
     

  • GTCarreira: Roseli Maria Cardoso Ribeiro
     

  • GTPAUA: Patrícia Cara
     

  • GTPCEGDS: Patrícia Cara e Luana Caetano Thibes
     

Confira a atual composição dos GTs.