Boletim Eletrônico - Informadusb – 11 de junho de 2012

Legalidade da greve de 2011 é confirmada pela justiça

Em meio às greves dos docentes da Rede Estadual Pública de Ensino e das Universidades Federais, uma importante vitória foi alcançada no campo jurídico pelos professores da Uesb. O Tribunal de Justiça da Bahia publicou a decisão final do Mandado de Segurança interposto pela Adusb-SSind contra o Governo Estadual e a Uesb durante a greve do ano passado na qual julgou por unanimidade a legitimidade do movimento paredista e a ilegalidade do corte salarial feito pelo governador Jaques Wagner. A vitória inédita abre jurisprudência para demais movimentos paredistas, além de possibilitar novas ações de caráter indenizatórias por perdas e danos morais.

Adusb presta solidariedade aos professores da Rede Pública de Ensino

Em consonância com as deliberações da Assembleia Geral (leia aqui) a Adusb-SSind vem prestando irrestrita solidariedade à greve dos professores da Rede Pública de Ensino. Depois do Ato Público Unificado realizado no dia 30 de maio, no centro de Vitória da Conquista, a entidade disponibilizou o apoio jurídico e material com a veiculação de uma campanha em outdoor denunciando a intransigência do Governo do Estado, além de disponibilização de transporte para os professores filiados à Liga Unificada dos Trabalhadores em Educação (LUTE) participarem de uma Assembleia Geral da categoria que acontecerá nesta terça, 12, em Salvador. A greve no Estado está no seu 61º dia, já em Vitória da Conquista, onde o movimento paredista é liderado por outra entidade, chega ao 60º dia. 

Forró da Adusb em Jequié nesta sexta, 15

Este ano tem Forró da Adusb-SSind! Prepare o seu chapéu que a festança será no dia 15 de junho, às 20h, no Armazém Mineiro, em Jequié. A animação ficará por conta do Trio do Xote. Venha com muita animação e disposição porque vai ter muito forró pé de serra, comidas e bebidas típicas. Informe-se na secretaria.

Quem estiver nas cidades de Itapetinga e Vitória da Conquista e desejar participar deve deixar o nome na lista disponível na secretaria da Adusb-SSind até às 11h do dia da festa. 

Confira o Boletim Contra-Corrente

A Adusb-SSind disponibiliza a partir deste mês o Boletim Contra-Corrente, produzido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE). O material de analise de conjuntura tem como objetivo qualificar os debates em torno dos temas sindicais e municiar a categoria para futuras lutas.

Na edição 23 “O que elas têm em comum?” Daniel Romero analisa as mudanças de regra da poupança. Na edição 24 “Rio + (ou-) 2” Gilberto Marques e Indira Marques comentam os preparativos e as expectativas da Rio + 20, Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente. 

Acesse aqui a edição 23 e aqui a 24

Comunicado importante

A Adusb-SSind tem buscado constantemente aperfeiçoar a comunicação com a categoria e uma das maneiras mais eficientes e rápidas acontece por meio do envio de e-mails. Semanalmente (e sempre que necessário) o Boletim Eletrônico – Informadusb com notícias sobre as atividades sindicais e de relevância para os(as) filiados(as) à entidade é disparado para os endereços eletrônicos cadastrados em sistema de Newsletter.

Em março deste ano, após constatar que muitos filiados(as) não estavam recebendo as informações enviadas aos respectivos endereços eletrônicos, a Assessoria de Comunicação solicitou que os professores recadastrassem ou atualizassem os e-mails. Concomitantemente o antigo servidor responsável pela hospedagem do site, bem como pelo disparo de e-mails, começou a apresentar problemas e, para solucionar, foi promovida a migração de servidor. No entanto, essa mudança não resolveu completamente o problema no recebimento dos e-mails pela categoria e muitas mensagens estão sendo consideradas como SPAM ou lixo eletrônico. 

Desta forma, o professor precisa marcar o endereço da Adusb-SSind (adusb@adusb.org.br) como confiável – basta apenas uma vez – para que as mensagens não caiam diretamente na Caixa de SPAM. Aqueles(as) que não estão recebendo os e-mails devem escrever para adusb@adusb.org.br pedindo para cadastrar o endereço eletrônico.

A Adusb-SSind solicita dos departamentos o encaminhamento desta mensagem para os endereços dos professores de modo que paulatinamente o(a) receptor(a) possa considerar a mensagem como segura.

Já passa de 50 o número de Instituições Federais de Ensino em greve

A greve nas instituições federais de ensino cresce a cada dia, com mais professores e estudantes aderindo à mobilização. As últimas instituições a paralisarem suas atividades foram a Universidade Federal do ABC, a Universidade de Integração Latino Americana e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. No total, já são 51 instituições federais em greve. 

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 228