Boletim Eletrônico - InformAdusb – 03 de agosto de 2012

URV: categoria deve assinar contrato jurídico

Findado o prazo para a entrega da documentação necessária para a ação para reaver as perdas com Unidade Relativa de Valor (URV), a categoria docente voltou a debater o assunto na última Assembleia Geral ocorrida dia 26 de julho, em Jequié. Com o intuito de evitar problemas como os que aconteceram com a ação dos precatórios – em que apenas uma parte teve ganho de causa – os docentes decidiram entrar com uma ação de caráter coletivo.



Fórum das ADs se reúne com a Codes

Após as mobilizações promovidas pelo Movimento Docente durante o mês de julho e diante das novas ações previstas para este mês, finalmente o governo decidiu receber os dirigentes das Associações de Docentes para abrir o dialogo. Nesta quinta, 02, o Fórum das ADs se reuniu com o coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Nildo Pitombo que garantiu o agendamento de uma reunião envolvendo o MD e as Secretarias de Administração e Planejamento na próxima semana. 

Docentes encerram greve na rede estadual

Após 115 dias de forte mobilização, os professores e professoras da rede estadual de ensino deliberaram em assembleia, nesta sexta (03), pelo fim da greve. Os docentes defenderam que assim que o governo efetuar o pagamento dos salários cortados durante a greve irão repor as aulas do calendário letivo. Reivindicam ainda a retirada dos processos judiciais, readmissão dos professores demitidos no decorrer dos 115 dias, devolver as contribuições sindicais e reabrir a mesa de negociação.


Governo desrespeita a categoria

anunciando acordo e greve continua

Em uma atitude de total desrespeito com as reivindicações dos professores federais, em greve há 77 dias, o governo federal disse na reunião desta quarta-feira (1) que irá assinar acordo com o Proifes. A afirmativa foi feita após o ANDES-SN, Sinasefe e Condsef apresentarem as respostas das assembleias de base, que rejeitaram, mais uma vez, o proposto pelo Executivo. Para os docentes, a alteração pontual colocada na mesa, na última semana (24/7), não modificou a essência da proposta do governo, o que foi reconhecido pelos próprios representantes do Ministério do Planejamento. Desta forma, continua ignorando pauta da greve nas Instituições Federais de Ensino: reestruturação da carreira docente e valorização e melhoria nas condições de trabalho docente nas IFE. Confira aqui o documento apresentado pelo ANDES-SN.



CNG/Andes-SN denuncia golpe do governo e

conclama docentes a intensificar greve

Em comunicado encaminhado as assembleias de base na madrugada desta sexta-feira (3), o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN denuncia o atentado à democracia sindical e ao direito de greve praticado pelo governo federal ao suspender unilateralmente as negociações com os docentes em greve. Conclama ainda os professores a intensificar o movimento para pressionar pela retomada do processo de negociação.



Fique por dentro do Movimento Docente Nacional – Informandes 236