Boletim Eletrônico - InformAdusb – 13 de agosto de 2012

Seminário debaterá precarização do trabalho, adoecimento docente e previdência

Com o objetivo de contribuir com o debate acerca da precarização do trabalho e das condições que levam ao comprometimento da saúde dos docentes e o seu futuro, a Adusb-SSind promove o Seminário Precarização do trabalho, adoecimento docente e previdência.

A programação conta com a representante do GT de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria do Andes, Maria Suely Soares, o professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Eduardo Pinto e Silva e com o representante jurídico da Adusb-SSind,  Érick Meneses.

O evento ocorrerá no dia 23 de agosto às 15h30min, no Seminário I do Cap, campus de Jequié.  Os filiados de Itapetinga e Vitória da Conquista que desejarem participar da discussão deverão entrar em contato com a secretaria da Adusb-SSind de seu campus.

Prazo para assinatura do contrato

para ação da URV vai até dia 31/08

Findado o prazo para a entrega da documentação necessária para a ação para reaver as perdas com Unidade Relativa de Valor (URV), a categoria docente voltou a debater o assunto na última Assembleia Geral ocorrida dia 26 de julho, em Jequié. Com o intuito de evitar problemas como os que aconteceram com a ação dos precatórios – em que apenas uma parte teve ganho de causa – os docentes decidiram entrar com uma ação de caráter coletivo.

Para entrada do processo, os participantes da ação deverão comparecer à Adusb-SSind do seu campus para assinarem o contrato de prestação de serviços de advocacia, o qual garante o pagamento dos honorários na proporção de 10% para o advogado responsável e 5% para ressarcimento da Adusb-SSind pelos gastos durante a ação. O contrato estará disponível para assinatura de 1 a 31 de agosto. Aqueles que estiverem impossibilitados de comparecerem à Adusb, poderão encaminhar as três vias do documento devidamente preenchidas e assinadas para a sede do sindicato mais próxima, ou encaminhar para adusb@adusb.org.br. Baixe aqui o contrato.

Boletim Contra-corrente volta a circular 

Desde a segunda quinzena de junho, o boletim Contra-Corrente estava impossibilitado de circular devido, segundo o Ilaese, a problemas técnicos e à conjuntura no país, que tem vivenciado uma onda de greves que abarca diversos setores. Como a sua produção é de responsabilidade de dirigentes sindicais que também são membros do Ilaese, muitos deles estiveram ou estão envolvidos nessas greves. 

No entanto, o boletim sobre análise de conjuntura econômica voltou a circular no início deste mês e a sua publicação está sendo normalizada. O material tem como objetivo qualificar os debates em torno dos temas sindicais e municiar a categoria para futuras lutas.

Nesta 25ª edição (acesse aqui) os artigos trazem um balanço sobre a crise mundial do capitalismo, desaceleração da economia brasileira e as campanhas salariais.

InformAdusb aberto para contribuições 

Em comemoração ao dia do professor, a Adusb-SSind produzirá um InformAdusb edição especial. Com o objetivo de publicizar as opiniões dos docentes filiados, a diretoria e a assessoria de comunicação convidam os filiados a contribuírem para o informativo com artigos com a seguinte temática: educação, precarização do trabalho e financiamento. Os artigos devem ter entre 1.500 e 2.000 caracteres, espaçamento simples, fonte 12 e devem ser enviados até o dia 15 de setembro do corrente para ascomadusb@gmail.com

Setor Iees/Imes prepara X Encontro

Representantes das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) estiveram reunidos em Brasília, entre os dias 3 e 5 de agosto, para debater a luta dos docentes das Universidades estaduais na atual conjuntura e a organização do próximo encontro.

Este ano, reforma da Previdência, federalização, estadualização e financiamento de Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) será o tema do X Encontro do Setor, que será realizado de 28 a 30 de setembro, em Brasília.

Para o CNG do Andes-SN, MEC tenta

reprimir a greve dos docentes

Como forma de reprimir a greve legítima dos docentes das Instituições Federais de Ensino, o governo tem orientado as reitorias a dar início ao segundo semestre letivo, desconsiderando a paralisação dos docentes nessas instituições, em curso desde o dia 17 de maio. Para o Comando Nacional de Greve do Andes-SN, essa é “mais uma atitude patética do Ministério da Educação”, que demonstra estar de costas “ou fazer que não vê” o que está acontecendo nas IFE. 

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional – Informandes 237