Boletim Eletrônico - InformAdusb – 08 de setembro de 2012

Greve de 2012 dos docentes federais

passa a ser a mais longa da história do setor


A intransigência e descaso do governo frente às reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) fizeram com que a greve deste ano atingisse nesta quinta-feira 113 dias, superando a paralisação de 2005, até então considerada a mais longa realizada no setor. “A extensão da greve é um marco, mas não o mais importante. Só optamos por esse instrumento de pressão por que o governo está de costas aos docentes e à educação federal”, avalia Marinalva Oliveira, presidente do Andes-SN.


Adusb participa de debate sobre PNE

Devido à recente discussão no Congresso sobre o reajuste do piso do magistério, que se mantém atrelado ao Plano Nacional de Educação (PNE), o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) paralisou suas atividades para a realização de um debate mais aprofundado sobre o PNE, nesta quarta (04) na Câmara de Vereadores, ministrado pela Adusb-SSind, Lute Sindicato e o professor Reginaldo Silva (Uesb).


 InformAdusb aberto para contribuições

Em comemoração ao dia do professor, a Adusb-SSind produzirá um InformAdusb edição especial. Com o objetivo de publicizar as opiniões dos docentes filiados, a diretoria e a assessoria de comunicação convidam os filiados a contribuírem para o informativo com artigos com a seguinte temática: educação, precarização do trabalho e financiamento. Os artigos devem ter entre 1.500 e 2.000 caracteres, espaçamento simples, fonte 12. Também são aceitas resenhas de livros das diversas áreas do conhecimento e devem ser enviados até o dia 15 de setembro do corrente para ascomadusb@gmail.com.

7 de Setembro: confira o boletim especial

da CSP-Conlutas sobre o Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos é um dia de luta dos trabalhadores e também em defesa de direitos sociais. Essa manifestação já virou tradição nos movimentos sindical e popular que, junto com as pastorais sociais, aproveitam o 7 de setembro, dia  da independência, para levar para as ruas reivindicações por uma verdadeira independência dos trabalhadores.

Este ano, o Grito dos Excluídos traz como tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”. Este tema significa na prática denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social. Veja, abaixo, o boletim especial  da CSP-Conlutas sobre o Grito dos Excluídos para ser amplamente divulgado pelas entidades e distribuídos nos atos pelo país.

Acesse o boletim

Andes denuncia precarização do trabalho

docente em audiência no Senado

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (6) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, o 1º vice-presidente do Andes-SN, Luiz Henrique Schuch, denunciou a precarização do trabalho docente nos últimos anos e a atitude antisindical do governo na atual campanha salarial, quando interrompeu as negociações com a categoria em 1º de agosto, firmando um simulacro de acordo com uma entidade sem representatividade entre os professores em greve.


Fique por dentro do Movimento Docente Nacional – InformAndes 241