Boletim Eletrônico - InformAdusb – 02 de novembro de 2012

Fórum das AD’s se reúne com o governo 

Nesta terça (30), após mais de quatro meses de pressão, o secretário de educação, Osvado Barreto, o secretário da Serin, César Lisboa e o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes, bem como demais representantes destas secretarias, se reuniram com o movimento docente para apresentação e justificativas das reivindicações presentes na pauta da campanha salarial 2012, protocolada no dia 14 de junho.


Consu aprova concessão de terrenos para Adusb e adia discussão da EAD

O Conselho Universitário (Consu) aprovou nesta quarta (30), a concessão dos terrenos solicitados pela Adusb para a construção das sedes de Vitória da Conquista e Itapetinga. Seus tamanhos e localizações foram mantidos de acordo com a requisição feita pelo sindicato.

Dando continuidade à pauta, os participantes do conselho debateram sobre a criação do centro de educação à distância (Uesb-Virtual), conforme documento encaminhado pela Reitoria à comunidade acadêmica. A Adusb-SSind defendeu que a proposta da criação do centro foi debatida de forma rasa e insuficiente para que fosse votada naquele momento. Dessa forma, a reitoria deveria promover um seminário sobre educação a distância (EAD) para que a comunidade acadêmica pudesse ser devidamente formada a respeito da temática. O evento deveria conter representantes do movimento docente e das demais categorias da universidade. Os votantes do Consu foram favoráveis a proposta apresentada pela Abusb e a discussão sobre EAD foi adiada até que a reitoria realize o seminário de formação.

Câmara pode votar alteração na Previdência ainda em novembro

O Presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT/RS), colocou para entrar em pauta entre os dias 20 e 23 de novembro o fim do Fator Previdenciário. O projeto de autoria do senador Paulo Paim prevê o retorno do cálculo da aposentadoria através da média das 36 últimas contribuições. 

O fator previdenciário, criado no governo FHC, estabeleceu esse redutor que leva em conta a idade em que o trabalhador se aposenta e a expectativa de vida da população. Quanto menos idade o trabalhador tem quando atinge o tempo de contribuição exigido (30 anos para mulheres e 35 para homens), menor é o valor da aposentadoria. 


Docentes das IFE realizarão Dia Nacional de Luta 

Os docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) vão realizar no dia 13 de novembro um Dia Nacional de Luta pela Reestruturação da Carreira. A deliberação foi tomada na última reunião do Setor das IFE, realizada nos dias 27 e 28 de outubro, em Brasília. “Os representantes das seções sindicais avaliaram que é preciso mobilizar a categoria e a sociedade para alterar o projeto de lei 4368/12 e para isso devemos mostrar para os parlamentares a insatisfação dos professores com o seu conteúdo, unanimemente rejeitado pelar assembléias gerais”, informa o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch.


Confira a cartilha do Andes-SN sobre Previdêcia e Docentes das Instituições Públicas

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional – InformAndes 249