Após polêmica, eleições para reitor da Uesb é adiada

Comissão Eleitoral presta esclarecimentos sobre o pleito

Com o clima de insegurança instaurado em todo Estado com a deflagração da greve da Polícia Militar na noite da terça (15), as chapas 1 e 2 solicitaram oficialmente o adiamento das eleições para reitor da Uesb para que a participação de toda a comunidade acadêmica fosse garantida. Após muita discussão, a Comissão Eleitoral anunciou nesta quarta (16) que o pleito está temporariamente suspenso.    

No início da manhã, por volta das 8h, mesmo com as solicitações de adiamento das chapas 1 e 2, a Comissão Eleitoral inicialmente comunicou que o processo deveria continuar. A chapa 1 “Nada deve parecer impossível de mudar” (Paulo Cairo e Jorge Nascimento) e a chapa 2 “Autonomia e Ação” (Itamar Aguiar e Cândido Requião) avaliaram que a significativa ausência de docentes e discentes em função da insegurança instaurada com o movimento paredista da Polícia comprometia a legitimidade das eleições. Dada as circunstâncias, as duas Chapas anunciaram que seus ficais não mais acompanhariam a instalação e funcionamento das urnas.

O presidente da Adusb, Marcos Tavares, avaliou que “desde ontem à noite com a greve da Polícia Militar da Bahia e a paralisação da Polícia Civil o clima de insegurança estava posto. Tal conjuntura impediria as pessoas de se deslocarem para a Universidade”. Nesse sentido, o presidente defendeu que “numa situação como essa o mais recomendável seria a Comissão Eleitoral reavaliar a decisão de manter a eleição”. Tendo em vista esses aspectos, a Adusb solicitou que a Comissão Eleitoral procurasse saber a posição da chapa 3 “Excelência acadêmica e Inclusão social” (Paulo Roberto Santos e Fábio Félix), considerando que as candidaturas de Paulo Cairo e Jorge Costa, Itamar Aguiar e Cândido Requião já tinham se pronunciado.  

Desde o anúncio da deflagração da greve, na noite de ontem (15), mesmo sem portaria oficial da administração da Uesb, estudantes e docentes encerraram suas atividades mais cedo. Na manhã desta quarta (16), a Adusb visitou as salas de todos os módulos do campus de Vitória da Conquista e foi observado que grande parte delas estava vazia.

Encaminhamentos da Comissão Eleitoral

Apesar do posicionamento inicial da Comissão, ficou comprovada a falta de condições para a realização das eleições. Assim, a Comissão Eleitoral reavaliou seu posicionamento inicial e suspendeu temporariamente a votação nos três campi. Uma reunião do Conselho Superior deve ser convocada para aprovação de um novo calendário eleitoral e substituição de membros da Comissão que renunciaram ao cargo.

A administração da Uesb no final da manhã da quarta (16) divulgou uma portaria suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas nos três campi.