Boletim Eletrônico da Adusb – 15 de agosto de 2010

EM DEFESA DA CATEGORIA E DA AUTONOMIA

MD pressiona governo a garantir direitos dos docentes

Diretores e associados da Adusb - incluindo diretores de departamento - estiveram no aeroporto de Vitória da Conquista na manhã da última terça, 10, para cobrar do Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, o agendamento de uma reunião com o Fórum das ADs a fim de discutir os direitos trabalhistas dos docentes que não estão sendo cumpridos pelo governo.
No mesmo dia a Central Sindical Popular (CSP) – Conlutas organizou o Dia Nacional de Luta, na qual trabalhadores de todo foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. No período da tarde, como parte das atividades, o Fórum das ADs realizou um ato público com panfletagem em frente ao CAB, em Salvador.
O ato se findou com o protocolo de um ofício (veja aqui) reiterando o agendamento do encontro solicitado informalmente pela manhã. O Fórum das ADs também solicitou a lista completa de todos os processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho que se encontram em tramitação nas instâncias governamentais.  Leia a nota.

Leia mais. 


ADICIONAL NOTURNO

Comunicado aos departamentos

A Adusb informa aos diretores de departamento quanto ao envio para a Gerência de Recursos Humanos (GRH) da lista com os nomes de professores que desenvolvem atividades após o horário das 22h. O procedimento para garantir o pagamento do adicional noturno deve ser realizado todo início de semestre.
Somente após essa ação institucional é que a Adusb poderá acionar a assessoria jurídica do sindicato a fim de garantir ao docente o direito do adicional noturno, caso este não venha a ser pago. Assegurado pela Constituição Federal, Constituição do Estado da Bahia e pelo Estatuto do Servidor, o valor para quem desenvolve atividades após as 22h até às 5h da manhã do dia seguinte é de 20% a mais que o horário diurno.

Leia mais.


CONVÊNIO – PLANO DE SAÚDE 

Unimed-Sudoeste apresenta proposta. Categoria deve avaliar em Assembleia Geral


O convênio entre a Adusb e a Unimed-Sudoeste, mantido há 20 anos, vem gerando dúvidas quanto ao seu funcionamento após a normativa obrigatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada em setembro do ano passado com o objetivo de regulamentar os planos antigos (até 1999). A normativa está impedindo a adesão de novos beneficiários, a exemplo dos professores que ainda não possuíam o plano e alguns recém-chegados que já aguardam a resolução do impasse desde o início da portaria. Na última semana a Unimed-Sudoeste apresentou uma proposta de migração dos antigos com adesão de novos associados. A proposta será apresentada em Assembleia Geral para que a decisão seja tomada conjuntamente pelos sindicalizados.

Leia mais.

ANDE-SN

Andes-SN promove 40° Encontro da Regional Nordeste III


Acontecerá entre os dias 20 e 21, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Campus de Cruz das Almas,  o 40° encontro da regional nordeste III do ANDES-SN que terá como discussão central a precarização do trabalho docente e concepção de universidade.
A mesa de abertura abordará o tema “Em defesa do ANDES SN e da valorização do trabalho docente” contará com as participações da presidenta do Andes-SN, Marina Barbosa. O evento terá como convidado, professor Eduardo Pinto e Silva da Universidade Federal de São Carlos, que fará sua palestra para discorrer acerca da “Concepção de Universidade e precarização do trabalho docente”.

CSP – CONLUTAS

Dia Nacional de Luta é marcado por protestos e atividades

A CSP-CONLUTAS deu a largada para a jornada de lutas do 2º semestre. Panfletagens, debates, assembléias, protestos foram organizados em diversas cidades. Acompanhe as atividades que já foram informadas para a Central. Hoje, durante todo o dia, atualizaremos as notícias das atividades e protestos ocorridos em todo o país.

Leia mais.