Boletim Especial da Greve - Edição 10

Ato contrapõe falácias do governo

Professores, estudantes e técnicos das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) voltaram a ocupar as ruas de Salvador (região do Iguatemi e Avenida Tancredo Neves) nesta sexta, 20. Além de denunciar a pratica do governo, o ato foi um contraponto como forma de levar informações à imprensa e à sociedade baiana para denunciar a tentativa do governo de confundir a população com a divulgação de dados manipulados a respeito de investimentos no Ensino Superior e informações de já terem atendido às reivindicações movimento.  

Assembleia discute contraproposta da cláusula

A Assembleia Geral dos professores da UESB ocorrida na quinta, 19, no campus de Itapetinga, deliberou que o Comando de Greve terá a prerrogativa e autonomia para tomar as decisões necessárias com a intenção de proporcionar agilidade às negociações do Movimento Docente com o governo. Além disso, a categoria também aprovou uma redação para o Decreto 12.583/11 que será remetida para discussão no Fórum das ADs. 

Greve na praça

A Praça Nove de Novembro, em Vitória da Conquista, nesse dezenove de maio foi o palco de mais uma atividade da Greve de docentes e discentes da UESB. A Comissão de Mobilização do Comando Unificado de Greve (professores e estudantes) promoveu um ato plural que envolveu professores da UESB e UNEB e da rede pública municipal e estadual.

Critérios para empréstimo junto ao Fundo de Solidariedade

A Comissão de Finanças do Comando de Greve acabou de divulgar, em Assembleia Geral que ocorre no campus de Itapetinga, os critérios para solicitação de empréstimo no valor de até R$ 500,00 (por auxílio) junto ao Fundo de Solidariedade.

Terão prioridade na concessão de auxílio do fundo de solidariedade, os docentes que atendam os seguintes critérios: 1- Professor Dedicação Exclusiva; 2- Professor filiado; 3- Casal: ambos professores;  4- Possuir família; 5- Não possuir cargo administrativo, 6- Não estar afastado e 7- Professores com solicitação de Mudança de Regime de Trabalho para DE. 

Fórum das ADs ocupa espaço TV e responde governo:Assista ao vídeo


Assita ao vídeo na TV ADUSB ou visite o Canal da ADUSB no Youtube clicando aqui.  

Moção de apoio do Fórum das seis Entidades ao movimento grevista

Fórum das Seis, que congrega as entidades sindicais e estudantis da USP, Unesp, Unicamp e do Centro Paula Souza (Ceeteps), reunido nesta data, insta o governador do estado da Bahia, Sr. Jacques Wagner, a revogar o Decreto 12.583/11, que ataca a autonomia universitária e fere o Estatuto do Magistério Superior (Lei 8.352/02); a retirar a cláusula no Termo de Acordo Salarial que congela os salários por quatro anos e a respeitar o direito de greve dos trabalhadores, pagando os salários dos docentes em greve, que foram cortados de forma autoritária, na perspectiva de intimidar a luta dos professores das quatro universidades estaduais (UEFS, UNEB, ESC, UESB).

 São Paulo, 16 de maio de 2011.