Boletim Eletrônico - Informadusb - 03 de outubro de 2011

Adusb Debate as revoltas árabes


Os recentes levantes populares registrados em países Árabes, norte da África e parte da Europa serão temas do projeto “Adusb Debate” que será retomado no próximo dia 14 de outubro, às 19h30, com a palestra “As revoltas árabes e a organização da classe trabalhadora” a ser proferida pelo historiador argentino e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Coggiola, renomado no assunto.



FGTS: Assessoria Jurídica recolhe documentação para ação de cobrança
 

A Adusb-SSind, por meio de sua assessoria jurídica, identificou que é possível realizar uma ação de cobrança de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os professores que começaram a trabalhar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) antes do ano de 1988.
Após os encontros com a categoria, a assessoria jurídica está recolhendo a documentação necessária para iniciar a ação. É preciso que o (a) professor (a) entregue uma cópia do RG, cópia CPF, Extrato do FGTS de todo período (desde a chegada à Uesb) e a procuração assinada. (Baixe aqui).
 

Seminário debateu Autonomia Universitária


Diante do prenúncio de um novo PL do governo Wagner que poderá ferir ainda mais a autonomia universitária das UEBA, o Fórum das 12 promoveu na última sexta-feira (30/09) o “Seminário sobre Autonomia Universitária”, aberto a toda comunidade acadêmica, onde foi ressaltada a importância de se discutir o tema para que os professores, técnico-administrativos e estudantes possam se preparar para o enfrentamento com o governo.


 

Experiência da autonomia universitária na Paraíba
 

Em entrevista concedida aos assessores Luan Macêdo (Adusc) e Emiriene Costa (Fórum das ADs) na última sexta-feira, 30/09, quando esteve na Bahia para participar do seminário sobre autonomia universitária promovido pelo Fórum das 12, José Cristóvão de Andrade, professor de sociologia da Universidade Estadual da Paraíba e presidente da Associação dos Docentes daquela instituição, comenta como foi a luta pela conquista da autonomia financeira na UEPB.



Professores denunciam assédio moral em encontro regional do ANDES-SN
 

Docentes de várias universidades do Norte do país estão sendo vítimas de assédio moral por parte da administração das instituições nas quais atuam. As denúncias foram feitas durante o segundo dia do Encontro da Regional Norte II do ANDES-SN.


Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 194