Boletim Eletrônico - InformAdusb – 25 de abril de 2013

Fórum das ADs apresenta rejeição de proposta

Foto: Ascom Adusc

Munidos do resultado das quatro assembleias docentes, o Fórum das ADs apresentou ao governo, durante a reunião desta terça (23), um documento com os encaminhamentos e as reivindicações da categoria. Na ocasião, o(a)s representantes docentes pressionaram o governo a dar mais um passo nas negociações e problematizaram mais uma vez sobre o não pagamento do reajuste linear ao funcionalismo público do Estado.

Movimento Docente discute reajuste linear com outros setores do funcionalismo público 

Servidores públicos da Bahia se unem e exigem do Governador Wagner o pagamento da reposição linear da inflação de 2012.  Até o momento, o Projeto de lei que concede o reajuste não foi enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia

Preocupados com a forma a qual o governo Wagner vem protelando a definição sobre o chamado reajuste linear, que não aumenta salários, mas apenas repõe as perdas inflacionária relativa ao ano anterior, representantes do Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia participaram na manhã desta sexta-feira, (19) da plenária promovida pela AFPEB, FETRAB e CTB, no Auditório da AFPEB.

Fórum das ADs aprova campanha de mídia 

O Fórum das ADs se reuniu nesta segunda (22), na seda da Adufs em Feira de Santana, para traçar estratégias para a reunião com o governo na terça (23), produção de um documento conjunto com o posicionamento das assembleias e aprovação da campanha de mídia.

Leia o documento.

Como parte das peças aprovadas para a campanha, o vídeo de apoio às mobilizações do funcionalismo do Estado e denúncia do não pagamento do reajuste linear foi veiculado hoje (25) no intervalo do Bahia Meio Dia (TV Sudoeste) e durante o BA TV 2ª edição (Rede Bahia). Dentro dos próximos dias o Fórum das ADs intensificará a publicização das reivindicações da categoria docente à sociedade através de outdoors e spots de rádio. 

 Encontro da Regional NE3 discutiu plano de lutas dos setores

Com o tema “A crise do capital e os trabalhadores: o financiamento da educação e a carreira docente”, o(a)s professore(a)s realizaram nos dias 19 e 20 de abril, em Vitória da Conquista, o 45º Encontro da Regional NE III do Andes. O evento contou com a participação de docentes da UESB, UESC, UEFS, UNEB, UFBA, UFRB, UFS, diretore(a)s do Andes e cumpriu com o importante papel de discutir o plano de lutas dos setores das IFES, IMES e IES, aprovado no 32º Congresso do Andes.

Adusb participa de manifestação pelo reajuste linear 

Durante o dia de paralisação dos servidores públicos, nesta quinta (25), a Adusb participou do ato público em frente à governadoria pelo pagamento do reajuste linear. 

O(A)s servidore(a)s integrantes de diversos sindicatos e entidades realizaram uma caminhada da governadoria à Secretaria da Fazenda para reivindicar o pagamento imediato e retroativo a janeiro da reposição das perdas inflacionárias referentes à 2012 e dar apoio aos servidores da Sefaz que entraram em greve nesta quinta (22).

 Adusb participa da grande Marcha a Brasília

Representantes do campo e da cidade, servidores públicos federais e da iniciativa privada, do setor petroleiro, gráficos, metalúrgicos. Jovens, aposentados, índios, negros, homoafetivos, homens, crianças e mulheres. Integrantes de movimentos de luta pela terra, pela reforma agrária e contra o capitalismo.  Ao todo, mais de 20 mil pessoas marcharam na Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (24), unidas em uma única voz: não ao ataque aos direitos dos trabalhadores!

Diante da importância histórica da marcha para a organização do(a)s trabalhadore(a)s do Brasil, a Adusb se fez presente com representantes da sua diretoria e base, que levaram a Brasília a força do movimento docente baiano.

Unimed-Sudoeste é pauta de assembleia

Durante a assembleia geral da categoria, realizada no dia 18 de abril, foram prestados informes sobre a discussão da Unimed feita pelos docentes de Jequié (9 de abril) e da reunião realizada pela Adusb com a diretoria da Unimed Sudoeste no dia 16 de abril.

Diante dos boatos de que a Unimed-Sudoeste estaria em estado de falência, a diretoria da Adusb questionou o presidente do plano, Mauro Andrade, sobre a veracidade da informação. Na ocasião, o presidente informou que sua prestação de contas, publicada anualmente, demonstra a boa situação financeira da cooperativa. Segundo o presidente, “a Unimed-Sudoeste tem em média 43 mil usuários, enquanto a Unimed-Salvador tinha apenas 32 mil”.

Após Marcha, entidades são recebidas no Palácio do Planalto

Depois da realização da Marcha a Brasília, que reuniu mais de 20 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (24), representantes das entidades organizadoras do ato, que compõem o Espaço de Unidade e de Ação, foram recebidos pelo Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Diogo de Sant'ana,  para tratar da pauta de reivindicações da manifestação, que já foi protocolada  mais de um mês junto ao Executivo.