Boletim Eletrônico - InformAdusb – 26 de agosto de 2013

Fórum das 12 pauta crise orçamentária

Em busca de unidade de ação por maior financiamento para as universidades, o Fórum das 12 se reuniu nesta quarta (21) em Salvador. Estudantes, docentes e técnico(a)s discutiram sobre as diversas formas com que a crise orçamentária tem atingido as categorias da comunidade acadêmica, bem como afetado o funcionamento das atividades nas Ueba. O decreto 14.710/13 que prevê o contingenciamento de gastos em diversos setores do Estado também foi debatido entre o(a)s presentes.


Veja o edital de convocação completo. 

Fórum das ADs prepara denúncia sobre o orçamento 

O agravamento da crise nas universidades com o atraso do repasses de verbas, bem como o baixo percentual da receita líquida do Estado destinado ao financiamento, tem causado graves transtornos ao funcionamento das universidades. Certo de que esta situação é inaceitável, o Fórum das ADs se reuniu na quinta (22), na sede da Aduneb, para preparação da campanha de denúncia do orçamento. Os possíveis efeitos do decreto 14.710/13, que prevê o contingenciamento em diversos setores do Estado, também foram discutidos pelo(a)s professore(a)s.

 

Técnico(a)s das Ueba se mobilizam

Em busca de melhores condições de trabalho, servidore(a)s das Ueba aprovaram uma agenda de mobilização do dia 26 a 30 de agosto. Entre as atividades previstas estão a realização de paralisações, denúncia na imprensa e audiência pública. A principal reivindicação do movimento é a aprovação do plano de carreira, cargos e salários.


Trabalhadores em todo o país preparam paralisação para 30 de agosto

Nesta sexta-feira (30), a classe trabalhadora de todo o país volta às ruas para exigir mudanças na atual política adotada pelo governo, que retira cada vez mais direitos dos trabalhadores e não garante à população o acesso a serviços de qualidade na saúde, educação e transporte, entre outros. A paralisação nacional, convocada pelas oito centrais sindicais, já está sendo organizada em ao menos 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ganha força em todo o país.