Servidores Federais realizam Dia Nacional de Mobilização

Os servidores públicos federais de todo país darão prosseguimento ao calendário de luta da categoria e realizam nesta quarta-feira (19) um Dia Nacional de Mobilização, em todos os estados. Neste dia, haverá também um ato nacional centralizado em Brasília que ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), com concentração a partir das 9h.

Neste mesmo dia vai acontecer uma plenária ampliada com a participação de diversas entidades do funcionalismo. O encontro servirá para traçar os próximos passos da campanha.

Os servidores exigem também mais verbas para a saúde, educação e em defesa de um serviço público de qualidade para atender a população mais pobre, que utiliza esses serviços.

É uma resposta à falta de políticas do governo de investimento nesse segmento, quando, em contrapartida, investe milhões para a realização da Copa do Mundo.

Essa mobilização compõe as diversas iniciativas da Campanha Salarial da categoria organizada pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais, que aglutinam ações dos setores do funcionalismo, com o aprofundamento do debate para a greve nacional da categoria.

Greve da Fasubra impulsiona luta

Alguns setores já começaram a paralisar suas atividades, entre eles, os técnico-administrativos das instituições de Ensino Superior, organizados pela Fasubra, que entraram em greve nesta segunda-feira (17).

Os técnico-administrativos das universidades federais, que representam 180 mil trabalhadores, decidiram deflagrar a greve após inúmeras reuniões realizadas com representações do MEC e com a secretaria da relação de trabalho do MPOG, sem nenhum avanço na discussão sobre a pauta de reivindicação da categoria.

Essa paralisação tem como reivindicação a pauta geral do funcionalismo, e as pautas especificas da categoria, como plano de carreira, 30 horas de trabalho, mais democracia no meio acadêmico, entre outras demandas.

Servidores de outros segmentos também se mobilizam

Os servidores públicos da Educação Federal, organizados pelo Andes-SN,também se prepararam para a luta. Realizarão uma plenária no dia 29 e 30 de março com o objetivo de debater as ações para o próximo período.

Da mesma forma, os servidores organizados pelo Sinasefe realizarão seu Congresso de 27 a 30 de março, tendo com centro a pauta do funcionalismo e preparação da grave da categoria.

Os servidores judiciários estão intensificando sua mobilização com plenárias, e a Fenajufe prepara para a primeira quinzena de abril a greve da categoria.

Para o membro da CSP-Conlutas, que integra o Fórum das Entidades do Funcionalismo Federal, Paulo Barela, a mobilização do funcionalismo ocorre em um momento de intensas mobilizações, e essa categoria se soma as demais que estão em luta, com destaque para a greve dos garis, dos operários do Comperj,  dos rodoviários de Porto Alegre. “A Central tem uma tarefa importante de unificar essas lutas, por isso, nesse fim de semana a reunião da Coordenação Nacional e do Espaço de Unidade de Ação terão também como tarefa ampliar o debate acerca desse tema, no sentido de unificar a luta do funcionalismo público com as mobilizações mais amplas. Só assim, com unidade, podemos combater o governo Dilma e do PT que jogam pesado contra a classe trabalhadora”, finaliza.

Confira os eixos da Campanha Unificada dos SPF

 - Definição de data-base (1º de maio);

- Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;

- Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados;

- Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

- Retirada por PL’s, MP’s, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos;

- Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas;

- Reajuste dos benefícios;

- Antecipação para 2014 da parcela de reajustes de 2015

Fonte: CSP-Conlutas