Professores de todo o país se reúnem em Aracaju (SE) no 59º Conad do ANDES-SN

Cerca de 250 docentes, de todas as regiões do país, são esperados no 59º Conselho do ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior -, que será realizado em Aracaju (SE) entre os dias 21 e 24 de agosto. Esta é a terceira vez que Sergipe sedia o Conad.

Além de marcar a posse da nova Diretoria que estará à frente do ANDES-SN nos próximos dois anos, o 59º Conad tem como objetivo atualizar o plano de lutas do Sindicato Nacional aprovado para 2014, a partir do tema central “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”, e exercer o papel de conselho fiscal.

A presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, afirma que o Sindicato Nacional colocou, no centro de sua pauta, 2014 como o ano da educação, para contrapor às políticas impostas pelo governo federal e, em especial, ao Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado recentemente. “A expectativa é que, diante deste acirramento dos ataques à educação pública e criminalização dos movimentos sociais, saiamos com uma agenda de lutas tendo os professores como protagonistas deste processo e a universidade como local de resistência, transformando-a em avanço democrático”, ressalta.

Entre as pautas que serão discutidas no 59º Conad, está a luta pela aplicação imediata dos 10% do PIB exclusivamente para a educação pública, carreira docente, contra a privatização dos Hospitais Universitários por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e contra o Fundo de Pensão para os servidores públicos (Funpresp), além do enfrentamento à privatização do sistema de aposentadoria e à criminalização dos movimentos sociais e sindicais.

Fonte: ANDES-SN