Encontro das Estaduais e Municipais debaterá financiamento, autonomia e federalização

O ANDES-SN divulgou nesta terça-feira (23) a programação do XII Encontro Nacional das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), que será realizado em Brasília (DF) nos dias 26, 27 e 28 de setembro. O tema do encontro, que acontece no Hotel St. Paul, é “Autonomia e Financiamento das Iees/Imes”.

Segundo a programação divulgada, o encontro inicia às 9h da sexta-feira (26), com um seminário sobre financiamento e dívida pública. Foram convidados para o debate Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da Dívida, e Luiz Henrique Schuch, da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel – Seção Sindical do ANDES-SN). À noite será realizada uma mesa-redonda sobre federalização e financiamento federal dasIees/Imes, na qual falarão Luiz Fernando Reis, da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Adunioeste – Seção Sindical do ANDES-SN) e José Eudes Baima Bezerra, indicado pela Regional Nordeste I.

No sábado (27), o encontro começa às 9h com um painel sobre financiamento das Iees/Imes, com representantes da Associação dos Docentes da Universidade da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb – Seção Sindical do ANDES-SN), da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Asduerj – Seção Sindical do ANDES-SN) e também de universidades estaduais paulistas, baianas e paranaenses. À tarde serão realizados o espaço de informes e o Grupo de Trabalho sobre financiamento, autonomia e federalização. O encontro termina no domingo (28) com a plenária final e o debate dos indicativos para o Plano de Lutas do Setor das Iees/Imes.

Alexandre Galvão Carvalho, 3º secretário do ANDES-SN e um dos coordenadores do Setor das Iees/Imes, afirma que os debates que serão realizados no encontro são fundamentais para armar a categoria para a defesa da educação pública. “Vários governos estaduais e municipais estão arrochando a sustentação financeira das universidades. A manutenção dessas instituições, com tripé de ensino, pesquisa e extensão, tem sido comprometida pela falta de responsabilidade dos governos”, ressalta o professor.

O diretor do ANDES-SN também aponta a importância dos debates do encontro para formular políticas nacionais do setor sobre financiamento. “O setor deliberou que o financiamento é uma questão central. Temos que voltar aos nossos estados e municípios para debater as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e enfrentar o contingenciamento de recursos”, diz Alexandre.

Outros dois temas importantes serão debatidos durante o encontro, a fim de que a categoria reflita de maneira mais complexa. A federalização de Iees/Imes e o financiamento federal para essas instituições são assuntos que surgiram na base do movimento docente e que serão melhor debatidos pela categoria no encontro. Alexandre Galvão Carvalho ressalta que o encontro não é deliberativo, mas que pode apresentar indicativos para a diretoria do ANDES-SN e para o Setor das Iees/Imes.

Confira aqui a circular de divulgação da programação.

Fonte: ANDES-SN