Adusb participa do XII Encontro das Iees/Imes
Painel sobre financiamento do XII Encontro das Iees/Imes

O XII Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN foi realizado em Brasília (DF) entre os dias 26 e 28 de setembro e resultou em profícuos debates sobre o financiamento das instituições, a autonomia e a possibilidade de federalização. A vice-presidente da Adusb, Márcia Lemos, representou as Universidades Estaduais da Bahia no painel sobre financiamento no segundo dia do evento.  

Em relação ao debate de financiamento, as discussões do encontro avançaram em torno das lutas pela vinculação e aumento de verbas para as universidades estaduais e municipais. A necessidade do aprofundamento dos estudos sobre as contas públicas dos estados e municípios para enfrentar governos em mesas de negociação, bem como o combate do sistema da dívida pública no país também foi discutida. Na ocasião, a vice-presidente da Adusb discorreu sobre luta pela destinação de 7% da receita líquida de impostos para as estaduais baianas e a organização do Movimento Docente no Fórum das ADs. 

Sobre democracia e autonomia os docentes presentes no encontro debateram a importância da luta por estatuintes exclusivas, soberanas e democráticas nas universidades e da defesa da eleição direta para todos os cargos dirigentes das instituições estaduais e municipais. No que diz respeito ao debate sobre a federalização de Iees ou Imes, foi constatada a necessidade de aprofundar as discussões sobre o tema, a partir de estudos, incluindo-se a questão do financiamento federal às Iees e Imes.

Como o encontro não é deliberativo, os resultados das discussões são transformados indicativos, que poderão ser incluídos ao Plano de Lutas do Setor das Iees/Imes no próximo Congresso do ANDES-SN, que será realizado no início de 2015, também em Brasília. No entanto, os indicativos podem servir como base para as ações da categoria, que tem se mobilizado em todo o país para reivindicar seus direitos.

Fonte: Andes-SN com edição da Adusb

Foto: Emerson Lucena