Servidores federais realizarão seminário para definir campanha unificada 2015

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) realizará um seminário nacional para discutir a conjuntura política e econômica e definir os eixos da campanha unificada 2015, a partir de um mote comum. O encontro acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro, em Brasília (DF). A definição do cronograma do Seminário finalizada em reunião do Fórum dos SPF realizada nesta terça-feira (7), na sede do ANDES-SN.

De acordo com Amauri Fragoso de Medeiros, tesoureiro do ANDES-SN, a proposta do seminário é oferecer subsídios para que os representantes dos SPF, a partir da discussão coletiva, possam definir instrumentos e os eixos que fortaleçam a luta unificada dos servidores federais. “Na nossa avaliação, é necessário tirarmos um índice único de reajuste linear para todos os servidores, que é o que mais representa a unidade da categoria, que, ao longo dos últimos 20 anos, vêm sendo submetida a uma política de reajuste diferenciado, o que fragmenta a nossa luta e quebra a isonomia entre as categorias do funcionalismo público federal”, explicou. A pauta deve trazer ainda as bandeiras históricas de luta das entidades em defesa de serviços públicos de qualidade.

Segundo o diretor do ANDES-SN, a expectativa é de ampla participação das bases de todas as entidades representadas no Fórum. “Esperamos entre 500 a 600 servidores. No ANDES-SN, iremos convocar as Seções Sindicais para que participem ativamente, pois esse é um tema que precisa ser absorvido pela categoria docente na compreensão de que a Campanha Unificada 2015 é que vai dar mais força para que possamos conseguir um patamar de reposição salarial dentro das nossas expectativas”, ressalta.

Programação

Para o primeiro dia do Seminário (14), está prevista a abertura com fala dos representantes das entidades nacionais dos SPF, seguida de uma mesa de análise de conjuntura composta por representantes das três centrais sindicais que compõem o Fórum (CSP-Conlutas, CUT e CTB), que permitirá uma ampla análise política e econômica.

No sábado (15) pela manhã, os participantes se reunirão em grupos de trabalho para discutir as questões abordadas na análise de conjuntura. Na sequência, uma mesa com viés técnico-político a partir da explanação de representantes do Diap, Dieese e Ilaese trará mais subsídios para a definição dos eixos da Campanha 2015.

Uma plenária final, no domingo (16), fechará o Seminário, com a sistematização das propostas debatidas e a construção de uma carta unitária do evento.

Fonte: ANDES-SN