Universidade Federal do Recôncavo Baiano tem problemas de infraestrutura

A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (Apur – Seção Sindical do ANDES-SN) iniciou no mês de novembro, a partir de seu informativo, uma campanha de denúncia e luta contra os problemas de infraestrutura vividos pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A Apur denuncia falta de condições básicas para a manutenção com qualidade do tripé ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com David Teixeira, presidente da Apur, os problemas de infraestrutura da UFRB repercutem diretamente na precarização das condições de trabalho dos docentes da universidade. Ele cita, por exemplo, que a falta de laboratórios faz com que salas de aulas tenham que ser improvisadas como tais, em condições insalubres e perigosas – mas que ainda assim nenhum docente tem direito aos adicionais de insalubridade e periculosidade.

O presidente da Apur também ressalta que desde a greve de 2012 a infraestrutura é pauta local dos docentes da UFRB, mas que muitas reivindicações de dois anos atrás, infelizmente, ainda não foram atendidas. “Há obras paradas há dois anos. Não sabemos quais serão as condições de prosseguimento, caso as obras sejam retomadas. Há também materiais que foram comprados, mas seguem estocados, sem uso”, critica Teixeira.

Outro problema apontado pela Apur é a obra do Complexo Poliesportivo, essencial para o curso de educação física, cuja construção também está paralisada. Para David Teixeira, é necessário que se pressione a administração da universidade para a realização das obras, a partir da luta da comunidade acadêmica da UFRB.

*Com informações de Apur-SSind.

Fonte: ANDES-SN