Docentes discutem Caderno de Textos e elegem delegados e observadores para o 34º Congresso do ANDES-SN
O 34º Congresso acontecerá em Brasília de 23 a 28 de fevereiro de 2015

A assembleia geral da Adusb, realizada no dia 15 de dezembro em Jequié, discutiu os posicionamentos da seção sindical acerca do caderno de textos do 34º Congresso Nacional do Andes-SN. A categoria também elegeu representantes para defender tais encaminhamentos durante o Congresso, que acontecerá em Brasília de 23 a 28 de fevereiro de 2015.

Os Textos Resoluções (TRs) do caderno de textos do 34º Congresso do Andes-SN, organizados nos temas Movimento Docente, Conjuntura e Centralidade da Luta; Políticas Sociais e Planos de Lutas Gerais; Plano de Lutas dos Setores; e Questões Organizativas e Financeiras foram exaustivamente discutidos pela categoria. Com destaque para alguns textos, os(as) docentes deliberaram sobre todos os TRs.  

Os (as) filiados (as) presentes aprovaram como centralidade da luta: a defesa do avanço da organização docente, o combate à mercantilização da educação e a ampliação dos direitos dos trabalhadores. Além disso, a necessidade da interlocução com as demais entidades classistas, no sentido da construção da unidade, foi ressaltada. Em relação às Políticas Sociais e Planos Gerais de Lutas, foi destacada a temática da precarização do trabalho docente também na modalidade de ensino à distância.

Sobre a questão indígena, a categoria defende a realização do II Seminário sobre Povos Indígenas. Em relação ao plano de lutas dos setores, a plenária aprovou o fortalecimento do setor das estaduais no Andes-SN, assim como o plano de luta do setor das federais e particulares, apresentados nos TRs da diretoria do Andes-SN. Finalmente, a assembleia aprovou a realização de seminários regionais sobre a reorganização sindical na temática Questões organizativas e financeiras.

Escolha de representantes para o 34º Congresso Nacional

A eleição de delegados(as) e observadores(as) se deu de acordo com os cálculos do Andes-SN e em consonância com a representação multicampi, conforme determina o regimento da Adusb. Foram eleito(a)s como delegado(a)s: Sofia Pádua Manzano, Sérgio Carmelo Barroso e Vinícius Correia Santos, pelo campus de Vitória da Conquista;  Jorge Costa do Nascimento e Haroldo José Mendes, pelo campus de Jequié; Soraya Mendes Rodrigues Adorno pelo campus de Itapetinga. Os(As) observadores(as)/suplentes eleitos foram: Patrícia Araújo de Abreu Cara (1º suplente - Itapetinga ), Elson de Souza Lemos (2º suplente -Itapetinga) e Roberto Silva de Oliveira (3º suplente - Vitória da Conquista). A presidenta Márcia Lemos foi indicada pela diretoria.