Fórum das ADs indica deflagração da greve nas Universidades Estaduais
Reunião do Fórum das ADs realizada em Vitória da Conquista no dia 27 de abril

Em reunião do Fórum das ADs, realizada nessa segunda (27), os(as) professores(as) indicaram a deflagração da greve. A avaliação é de que a proposta apresentada pelo governo Rui Costa (PT) não atende a pauta de reivindicações da categoria. As assembleias para discussão da greve acontecerão no dia 7 de maio nas quatro Universidades. Na Uesb, os(as) professores(as) se reunirão no campus de Itapetinga.

Pressionado pela mobilização do dia 8 de abril, o governo recebeu o movimento na última sexta (24). Os representantes propuseram verbalmente a suplementação de R$ 6,679 milhões para a verba de pessoal. Os recursos seriam utilizados para o pagamento de promoções com vagas e progressões. Contudo, o montante não atende a todos os processos. As mudanças de regime de trabalho e as promoções sem vagas no quadro também não estão contempladas.

Saiba mais sobre a reunião do dia 24 de abril.

O governo petista deixou claro que não tem intenção de ampliar o quadro de vagas, nem destinar 7% da receita líquida de impostos para o orçamento. Desse modo, as promoções sem vagas no quadro e a realização de concursos públicos não acontecerão.

O Fórum das ADs entende que os(as) professores(as) não podem aceitar o fato de terem direitos garantidos pelo Estatuto do Magistério tratados pelo governo como concessão. Promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho devem ser garantidas em sua integralidade. “Chegou a hora dos trabalhadores e trabalhadoras perderem a paciência”, defendeu a presidenta da Adusb, Márcia Lemos, sobre o processo a nível nacional de restrição de direitos.

Como se não fosse o bastante, a situação financeira das Universidades Estaduais é insustentável. Faltam professores(as), materiais em setores administrativos, diárias não são pagas e recursos aprovados de projetos não são repassados. As atividades de ensino, pesquisa e extensão podem parar no decorrer do ano por falta de recursos.

Diante dessa situação, o Fórum das ADs protocolará nas secretarias do governo um ofício comunicando que indicará a deflagração da greve nas quatro Universidades Estaduais. É preciso lembrar ainda que os representantes governamentais presentes na reunião com o Movimento assumiram o compromisso de enviar, no dia 27 de abril de 2015, um documento apresentando oficialmente a proposta para a pauta de reivindicações. Entretanto, até o momento o Fórum das ADs não teve retorno.

A assembleia da Adusb para avaliar a reunião com o governo e a greve acontecerá no dia 7 de maio na Uesb campus de Itapetinga, no auditório Juvino Oliveira às 14:30. O sindicato disponibilizará transporte a todos(as) professores(as) de Jequié e Vitória da Conquista que desejarem participar da atividade.