Já começou. Nosso Outubro é de Luta!
Foto: CSP-Conlutas

O êxito da Marcha de 18 de setembro em São Paulo impulsionou a continuidade das mobilizações dos trabalhadores, movimentos sociais e juventude nos estados nesse mês de outubro.

Assim, teremos a realização de atos, assembleias com paralisações, unificação de lutas, apoio às categorias em campanhas salariais, greves, bloqueios de rodovias, ocupações de terras, protestos dos movimentos sociais e dos que lutam contra as opressões. Além disso, cada estado deverá marcar um dia de manifestação unificada, realizando essa atividade na data que for melhor.

Para preparar o Outubro de Luta é urgente que os estados que ainda não o fizeram, convoquem plenárias, reuniões ou seminários com todas as entidades, movimentos e organizações que participaram da marcha de setembro e do encontro nacional no dia seguinte. Alguns estados já realizaram ou estão com atividades marcadas. Leia abaixo.

A decisão da realização dessa jornada foi aprovada no Encontro Nacional de Lutadores e Lutas que aconteceu em São Paulo no dia seguinte a Marcha do dia 18. Estavam presentes 1200 pessoas, que pela lista de inscrição representavam 140 entidades sindicais, movimentos populares, do campo e da cidade, juventude e organizações políticas de esquerda.

Além dos que estavam presentes no encontro nacional é importante que nos estados sejam incorporados movimentos locais para ampliar as mobilizações. “É importante que estejam juntos todos os que estão dispostos a defender os direitos dos trabalhadores e do povo pobre que vem sendo duramente atacado pelo governo Dilma e os partidos que se dizem oposição, como PSDB, PMDB, DEM, mas que se juntam ao governo quando se trata de retirar direitos, piorar os serviços públicos como saúde, educação e transporte”, diz o dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Sebastião Pereira, o Cacau.

O que queremos

O Outubro de Luta, assim como as iniciativas unificadas anteriores terão como centro a construção de uma alternativa no campo dos trabalhadores contra Dilma-PT, Cunha, Temer e Renan-PMDB e Aécio-PSDB. São os que querem derrotar o ajuste fiscal e que defendem que os ricos – banqueiros, grandes empresários e agronegócio – paguem pela crise, já que são os grandes beneficiados pelo governo Dilma e essa oposição de direita.

Os 10 pontos da marcha também fazem parte da nossa luta: nem governo do PT, nem os picaretas do PMDB e PSDB; não aceitamos pagar a conta da crise; abaixo o ajuste fiscal e a Agenda (anti) Brasil; queremos estabilidade no emprego e redução da jornada sem redução salarial, não PPE (Plano de Proteção aos “Empresários”); exigimos o fim da farra das privatizações; exigimos o fim da corrupção; defendemos os direitos democráticos da esquerda; somos contra a redução da maioridade penal; somos pela demarcação das terras indígenas e em defesa da causa dos quilombolas; assim como cobramos o fim da violência e da criminalização dos ativistas e do povo pobre.

 

Também vamos nos somar a jornada de lutas da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas em defesa e solidariedade aos imigrantes, exigindo a saída das tropas da Minustah no Haiti, contra Israel e em defesa do povo palestino, e contra os planos de austeridade nos diversos países.

Rumo à Greve Geral

Para fortalecer o nosso Outubro de Luta, continuaremos exigindo das centrais sindicais como CUT, CTB e Força Sindical que rompam com Dilma e com a oposição da velha direita e venham construir uma greve geral conosco.

A CSP-Conlutas, as entidades do Espaço de Unidade de Ação e diversas entidades, movimentos e organizações de esquerda estão juntos nessa luta. Venha conosco!

 

Calendário das atividades já marcadas nos estados

Dia 22:  Fortaleza (CE)

Dia 23: Rio de Janeiro e Natal (RS)

Dia 28: Belo Horizonte (MG)

Dia 27 ou 29: Belém (PA)

 

Matéria da CSP-Conlutas