Governador do RS afirma que servidores deveriam agradecer por estabilidade
Fonte: Sul 21

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), protagonizou mais uma polêmica ao afirmar, na manhã de quinta-feira (26), que os servidores públicos estaduais deveriam “dar graças a Deus por ter estabilidade” e parar de “reclamar” por terem salários parcelados ou atrasados. Essa é mais uma das frases do líder do executivo gaúcho que, mesmo antes de se eleger, já havia começado a se indispor com a categoria - ao fazer uma piada dizendo que os professores deveriam procurar o piso salarial em uma loja de materiais de construção.

Desde que assumiu, o governador tem tomado medidas que aumentaram ainda mais a tensão entre o governo e o funcionalismo. A declaração desta quinta ocorreu em momento em que os servidores ainda não sabem se irão receber em dia os salários de novembro. A frase foi proferida durante o lançamento do programa BRDE Produção e Consumo Sustentáveis, em Porto Alegre.

“Ainda hoje numa reunião com os servidores eu disse: ‘olha, vocês às vezes reclamam porque têm penalização, às vezes parcelou salário, às vezes não receberam em dia. Deem graças a Deus que vocês têm estabilidade, que têm garantia no trabalho. Agora os outros que estão perdendo o emprego e não têm oportunidade'”, afirmou Sartori.

Os líderes sindicais se mostraram indignados, embora não surpresos, com a declaração do governador. “Como sempre, as falas dele são muito infelizes. É um elefante numa loja de cristais”, comparou Joanes Machado da Rosa, presidente do Sindicato dos Técnicos-Científicos do Rio Grande do Sul (Sintergs). O problema maior, na avaliação dele, não são as “frases de efeito”, mas sim as ações concretas do governador. “Ele tenta passar para a população que os servidores são o problema do Estado, que a crise em que se encontra o estado é ocasionada pelos servidores”, resumiu.

O dirigente definiu Sartori como o governador mais “contrário aos interesses do servidor público e, por consequência, do serviço público”. Da mesma forma, o vice-presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores, e Investigadores de Polícia Civil (Ugeirm), Fábio Castro, avalia que essa colocação “denota o profundo desprezo que o governador nutre pelos servidores públicos e serviço público em geral”.

Além disso, Castro menciona que, para os policiais, a estabilidade é fundamental para se realizar a profissão com segurança. “Imagina uma delegacia que vai investigar determinado deputado acusado de adulterar documentos ou de corrupção, como vai trabalhar sem ter a garantia da estabilidade para fazer esse enfrentamento?”, exemplifica.

Fonte: Andes-SN