Criminalização da comunidade universitária, condições de trabalho e NIT pautam o debate no Consu
Foto: Adusb

Durante o Consu, realizado nesta quarta-feira (14), a comunidade universitária cobrou posicionamentos mais contundentes da reitoria contra os ataques desferidos à Uesb. Na ocasião, o Reitor classificou as agressões sofridas por professores e discentes, durante a visita do Governador em Vitória da Conquista, como um “incidente”.

Ainda foi cobrada uma ação mais efetiva para melhorar as condições de trabalho na Universidade. Foi questionada a falta de materiais básicos em laboratórios, papel, tonner para impressoras e a má qualidade do serviço de xérox, bem como a péssima situação dos veículos que fazem o transporte de professores, técnicos e alunos.

GESTEC- NIT

A resolução que cria o Sistema de Gestão Tecnológica e Inovação da Uesb e o Núcleo de Inovação Tecnológica. (GESTEC-NIT) foi aprovada. O reitor chegou a usar o voto de minerva para decidir como será eleito o coordenador do núcleo, deixando a nomeação a critério do próprio gestor. Durante a reunião, foram feitas reflexões sobre qual o projeto de universidade adotado na Uesb.

Os conselheiros ainda barraram algumas cláusulas que permitiam o uso irrestrito pelo NIT sobre as instalações da universidade, num processo de concessão dos bens públicos para a iniciativa privada. A resolução que regulamenta os direitos sobre a propriedade intelectual será discutida na próxima reunião do conselho.

A Adusb participou da reunião e cobrou da reitoria um posicionamento sobre a licença sabática e a defesa da comunidade universitária contra as agressões simbólicas e físicas por parte do Governo Rui Costa. O sindicato instigou o debate sobre o projeto de universidade adotado e os perigos da privatização por dentro. Ainda informou sobre a Jornada de Lutas realizada entre os dias 12 e 15 de setembro e os ataques contra o serviço público.