CONSU apoia a Ocupação estudantil e se posiciona contra a reintegração de posse

A mais importante instância deliberativa da UESB, o Conselho Superior Universitário (CONSU), aprovou apoio ao movimento estudantil que ocupa a Universidade. Durante a reunião, realizada no dia 7 de dezembro, a plenária também se manifestou de forma contrária à reintegração de posse, recomendada pelo Ministério Público, com uso da força coercitiva. Estudantes ocupam a UESB desde o final de outubro contra PEC 55, reforma do ensino médio e outras medidas do ajuste fiscal.

A avaliação da maior parte dos departamentos é de que o movimento Ocupa UESB vem cumprindo um papel importante contra os ataques dos governos federal e estadual. O membro do Comando de Greve da Adusb, Marcos Tavares, ressaltou a importância da autonomia universitária.  “Temos que fazer valer essa autonomia, reivindica-la e não permitir que a polícia adentre o campus sem autorização do reitor. Não podemos continuar a deixar isso acontecer”, afirmou.

A recomendação do Ministério Público de desocupação, com uso da força, não foi acatada pelo Conselho. O CONSU elaborará uma moção de apoio ao Ocupa UESB e em defesa da autonomia universitária. Além disso, foi instaurada uma comissão para ampliar o diálogo e a negociação com o movimento estudantil.

A presidente da Adusb, Márcia Lemos, classificou o momento como um “CONSU histórico” pela posição avançada dos departamentos em defesa das ocupações e da autonomia da universidade. Saudou ainda a reitoria “por cumprir o papel de representar os interesses da comunidade universitária, não cedendo às pressões oriundas do judiciário e de setores extremamente reacionários e conservadores da nossa sociedade”.

O CONSU cumpriu seu papel na defesa da autonomia universitária e contra a intervenção da força policial nos três campi. Tal postura fortalece a Universidade enquanto uma instituição que atua para promover a formação emancipatória e no combate ao Estado que busca criminalizar os movimentos de resistência contra a retirada de direitos da população brasileira.