Assembleia avalia conjuntura e decide manter a greve

A ampla participação das professoras e professores da UESB marcou a assembleia ocorrida no dia 6 de dezembro, no campus de Vitória da Conquista. Após análise do cenário político e seus reflexos para a classe trabalhadora, a categoria decidiu por continuar em greve contra PEC 55, reforma do ensino médio e congelamento de salários.

Os impactos da PEC 55, da MP 746 e outros projetos que tramitam no Congresso foram debatidos pela categoria. O congelamento dos investimentos públicos foi classificado como um grave retrocesso nas condições de vida da população, que repercutirá por gerações. O momento de sistemática retirada de direitos sociais, políticos e trabalhistas foi comparado por alguns docentes como o período da ditadura militar. A repressão policial vivida por cerca de 40 mil manifestantes de todo país, inclusive professoras, professores e estudantes da UESB, que participaram do Ocupa Brasília, em 29 de novembro, expressa a força de um Estado de exceção que impede e silencia, com violência, manifestações populares.

Manter ou não o movimento paredista foi a grande polêmica. Mesmo compreendendo a gravidade da conjuntura, parte da categoria avaliou que o instrumento da greve não deveria ser utilizado neste momento. Foi apontada a necessidade de fortalecer a mobilização interna e nacional, continuar a realizar atos públicos e a pressionar o governo, tanto na esfera estadual, quanto federal.

A outra parcela da categoria compreendeu que além dessas ações é necessário que professoras e professores somem forças às 44 associações docentes em greve, centenas de campi universitários e escolas ocupadas contra PEC 55. O entendimento é de que sem um movimento de resistência forte, o ilegítimo governo Temer se sentirá cada vez mais confortável para privar a classe trabalhadora de direitos básicos.

Depois de um intenso debate, professoras e professores decidiram por continuar em greve com votação de 132 favoráveis, 130 contrários e 9 abstenções. Uma nova assembleia acontecerá na próxima semana, após a votação da PEC em segundo turno no Senado. A discussão sobre os critérios para liberação de atividades docentes da Comissão de Ética do Comando de Greve também foi remetida para a próxima assembleia. Até lá, fica valendo as orientações expressas no segundo comunicado do Comando.

Veja a lista atualizada dos componentes do Comando de Greve.

As atividades de mobilização e denúncia contra a PEC 55 continuam. No dia 13 de Dezembro, data prevista para a votação da Emenda no Senado, vamos Ocupar a Praça 9 de Novembro, em Vitória da Conquista, com muita música, teatro, serviço de saúde e intervenções políticas. Concentração a partir das 15h.

Prorrogação de mandato

Devido à suspensão de parte do calendário eleitoral para diretoria da Adusb, a categoria decidiu por acatar a indicação da assembleia anterior e prorrogar o mandato da diretoria atual por até 90 dias, conforme regimento da seção sindical. Assim que houver condições materiais para realização da campanha e das eleições, o processo eleitoral será finalizado.