UNIMED: Diretoria da Adusb não acata proposta de reajuste anual

A Adusb negocia com a Unimed-Sudoeste os parâmetros para o reajuste anual, buscando sempre garantir as melhores condições possíveis para os(as) filiados(as). Nos dias 8 e 13 de dezembro, ocorreram reuniões e o plano de saúde apresentou a proposta de 13,57%, valor acima da inflação prevista para 2016 de 7,25%. A diretoria da Adusb discordou do índice e solicitou agendamento de nova rodada de negociação. Caso não ocorra avanço, o assunto será pautado em assembleia para apreciação da categoria.

Confira a resposta na íntegra da Adusb à Unimed.

Em resposta ao e-mail acima relacionado, que trata do reajuste anual do contrato da Adusb com a Unimed, apresentamos algumas considerações:

1. A categoria docente não teve nenhum reajuste linear da inflação no ano de 2016 e teve um reajuste parcial no ano de 2015;

2. Para o ano de 2017, não está previsto, no orçamento do Governo do Estado da Bahia, nenhum tipo de recomposição salarial dos docentes da Uesb;

3. O Estatuto do Magistério Superior não tem sido cumprido pelo Governo da Bahia, e as nossas promoções e progressões na carreira, bem como as mudanças de regime de trabalho não têm sido respeitadas pelo Governo, o que tem causado um impacto negativo nos salários dos nossos docentes.

4. A inflação prevista para o ano de 2016, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é de 7,25%, quase metade do valor proposto pela Unimed para o reajuste.

Tendo em vista as considerações acima, a diretoria da Adusb não acata a proposta de reajuste 13,57% e solicita uma nova reunião com a Unimed para negociarmos esse valor. Salientamos que, caso não avancemos na negociação, o tema será pautado em assembleia docente, para que a categoria delibere a respeito do nosso contrato com a Unimed.

Certa de contar com a colaboração, aguardo um retorno.

Atenciosamente,

Profa. Cleide de Lima Chaves

Secretária Geral da Adusb