MOÇÃO DE REPÚDIO – DESOCUPAÇÕES EM VITÓRIA DA CONQUISTA

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Seção Sindical do ANDES-SN – Adusb-SSind, vem a público manifestar o seu repúdio às ações de desocupação realizadas pela prefeitura de Vitória da Conquista, nos dias 18/03/2017 (Cidade Maravilhosinha) e 25/03/2017 (Nova Cidade). A prefeitura, de forma desumana, precipitada e violenta, avançou com seus tratores e a guarda patrimonial armada, na madrugada, sobre as pessoas e suas casas.

Entendemos que é obrigação do poder público colocar a preservação da dignidade humana acima de qualquer interesse imobiliário ou patrimonial. É inaceitável que o poder público recorra à violência para criminalizar os movimentos sociais, descartando de pronto qualquer tipo de solução negociada. Os problemas sociais ou ambientais do município, incluindo o habitacional, não serão resolvidos com ações truculentas, sem negociação e sem respeito à dignidade humana. Ao contrário, posturas deste tipo só tendem a acirrar os conflitos urbanos e intensificar os problemas sociais.

Prestamos a nossa solidariedade às famílias que foram vítimas da truculência da prefeitura municipal. A violência institucional não irá silenciar os movimentos sociais. Seguiremos na luta em defesa de uma sociedade justa onde trabalhadoras e trabalhadores tenham seus direitos garantidos, inclusive o de morar com dignidade.

 

Vitória da Conquista, 29 de março de 2017