Fórum das ADs lança cartilha “Não à Reforma na Previdência e ao Prevbahia!”

Para alertar sobre os riscos à aposentadoria dos servidores públicos baianos, o Fórum das ADs lançou a cartilha “Não à Reforma da Previdência e ao Prevbahia”. A publicação discute desde o conceito de Seguridade Social presente na Constituição de 1988 até os fundos de previdência estaduais (Funprev, Baprev e Prevbahia). Na avaliação do Fórum das ADs, ao aprovar o Prevbahia, o governo Rui Costa mostrou a sua vontade de aplicar no estado a Reforma da Previdência que vem sendo discutida nacionalmente, já que ambas têm como objetivo retirar direitos dos(as) trabalhadores(as) para privilegiar os patrões e os rentistas.

Veja a cartilha na íntegra.

O Prevbahia é o regime de previdência complementar do Estado, um fundo de pensão privado criado pelo governo, que especula no mercado financeiro com o dinheiro dos trabalhadores. As(OS) servidoras(es) nomeadas(os) a partir da regulamentação do Prevbahia (29 de julho de 2016), não mais possuem direito à aposentadoria integral, pois o valor máximo dos benefícios passou a ser o teto do INSS. Com a aprovação da lei 13.718/17, os servidores nomeados a partir de 16 de março de 2017 serão incluídos automaticamente no fundo de pensão.

A Adusb em conjunto com o Fórum das ADs está mobilizada em defesa da previdência pública por considerar a aposentadoria um direito essencial e irrevogável da população brasileira.