Ministro da Educação foge para não dialogar com comunidade acadêmica da UFBA
Fotos: Diogo Souza

De forma vergonhosa, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, fugiu do campus da UFBA em Vitória da Conquista pela cerca na manhã dessa quinta-feira (27). A ação se deu por conta da pressão da comunidade acadêmica que protestava contra os ataques do ilegítimo governo Temer à educação e aos direitos trabalhistas. Além do Ministro, estavam presentes o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão.

Mendonça Filho participava de um evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no auditório da UFBA quando o protesto foi iniciado. Estudantes, professores e funcionários da Universidade bradavam palavras de ordem e reivindicavam o diálogo com o Ministro.

Em uma tentativa de confundir a comunidade acadêmica, Mendonça Filho aceitou conversar com o movimento. No entanto, realizou uma manobra e fugiu em conjunto com os demais políticos presentes pela cerca, após derrubarem uma parte da mesma. O acesso ao campus foi interditado pela segurança do governo federal, que agiu com truculência e machismo. Carros oficiais chegaram a ameaçar passar por cima de manifestantes.

Mesmo às vésperas da greve geral esse é o tratamento dado pelo governo aos trabalhadores. A Adusb repudia a postura desrespeitosa do Ministro Mendonça Filho e se solidariza com a comunidade acadêmica da UFBA que está em luta por direitos.