Professores da Uesb paralisarão as atividades durante os dias 23, 24, 25 e 30 de maio

Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 19 de maio, categoria indicou radicalização das lutas

Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 19 de maio, professoras e professoras da UESB aprovaram, sem nenhum voto contrário, a suspensão das atividades nos dias 23, 24 e 25 de maio, em consonância com a pauta nacional do #OcupaBrasília.  A Adusb participará da caravana para Brasília no dia 24 de maio pela saída de Michel Temer da Presidência da República e na defesa dos direitos da classe trabalhadora ameaçados pelas Reformas da Previdência e Trabalhista e a Lei da Terceirização. A plenária, realizada em Vitória da Conquista, também ratificou a indicação das assembleias anteriores de radicalização da luta e construção da greve docente ainda em 2017, em enfrentamento aos ataques do Governo Rui Costa. Visando pressionar o Estado a negociar, as atividades também serão suspensas no dia 30 de maio com realização de atos locais.

“Tem dinheiro para o BOPE, mas não tem pra educação”

Diante do desrespeito do Governo Rui Costa com os servidores públicos, a assembleia da Adusb indicou que fosse pautado no Fórum das Ads a construção do indicativo de greve para a próxima rodada de assembleias das quatro universidades estaduais, bem como a construção de um calendário de radicalização das atividades. Nas últimas assembleias da categoria, foi pautado o fortalecimento da luta na defesa da recomposição salarial, dos direitos trabalhistas e das universidades públicas.

Sem o pagamento do reajuste linear nos anos de 2015, 2016 e 2017, as perdas inflacionárias acumuladas já chegam a quase 20%.

Já são também mais de 1000 professores (as) nas quatro universidades com seus direitos a promoção, progressão e mudança de regime de trabalho negados. Só na Uesb, são 153 na fila para promoção, 84 para progressão e 22 para mudança de regime de trabalho.

Para justificar o represamento dos direitos, desrespeitando o Estatuto do Magistério Superior, e o não pagamento do reajuste linear, o Governo do Estado tem se apoiado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, segundo dados do Portal da Transparência, o governo baiano sequer atingiu o limite prudencial. A mesma justificativa não tem sido utilizada para outras finalidades. Nesta semana, o governo anunciou a abertura de concurso público para o setor de segurança.

Participação docente

Também foram pauta da assembleia a recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs) e indicação de representantes docentes.  A composição dos GTs e demais representações estão disponíveis na página da Adusb.

Encontros docentes

Durante os dias 26 e 28 de maio será realizado o XIII Encontro Dos Docentes das UEBA. Foi aprovada a participação de 15 docentes, conforme indicação da diretoria baseada na disponibilidade orçamentária. Os interessados poderão se inscrever até o dia 24 de maio às 10h em uma das secretarias da seção sindical ou via e-mail eletrônico.

Já durante os dias 16 e 17 de junho será realizado o 53º Encontro da Regional Nordeste III do Andes-SN. Três docentes foram eleitos para participação do evento, Elson de Souza Lemos, Marcelo Nogueira Machado e Jânio Roberto Diniz dos Santos.