Professores da Uesb suspenderão as atividades nesta terça-feira, 30 de maio, em defesa das Universidades Estaduais da Bahia

Atos públicos serão realizados em Vitória da Conquista e Itapetinga

Durante os dias 29 de maio e 02 de junho ocorre a Semana de Lutas em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia. Na terça-feira, 30 de maio, professores da Uesb suspenderão suas atividades contra os ataques do Governo Rui Costa, conforme deliberação da assembleia da categoria realizada no dia 19 de maio. Em Vitória da Conquista, será realizado um ato público e panfletagem na Avenida Olívia Flores, em frente ao Colégio Modelo. A concentração será às 09h no Posto Pantanal. Em Itapetinga, será realizada uma manifestação em frente aos portões do campus, a partir das 8h.  

A mobilização, organizada pela comunidade universitária, contará com panfletagem e protestos e visa chamar a atenção da população baiana para a precarização do Ensino Superior Público e os ataques aos direitos trabalhistas promovidos pelo Governo Rui Costa. A Semana de Lutas foi indicada pelo Fórum das 12, composto pelas entidades representativas dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos das quatro universidades estaduais da Bahia.

Ataques

As Universidades Estaduais da Bahia padecem com o corte de verbas do Governo Rui Costa. Apenas nos anos de 2013 a 2016 foram mais de 73 milhões de reais em perdas no orçamento de investimento, manutenção e custeio.

Os ataques à autonomia universitária, sobretudo do ponto administrativo, o contingenciamento de recursos e o represamento de direitos trabalhistas se somam ao conjunto de medidas que atentam contra a existência das universidades públicas.Os servidores públicos já amargam um arrocho salarial de quase 20% e, apesar do governo Rui Costa afirmar que o estado se encontra em situação fiscal favorável, o mesmo já ameaça aumentar a contribuição previdenciária de 12% para 14%, o que aumentaria as perdas salariais para 22%.

Os estudantes ainda sofrem com a falta de uma política de permanência que garanta a construção e melhoria dos restaurantes, residências e creches universitárias. Estas ações não são contempladas no projeto assistencialista proposto pelo Programa Estadual de Permanência Estudantil, implementado sem um diálogo efetivo com os discentes

É preciso unir forças, garantir a unidade e combater todos os ataques. A Adusb convida a comunidade a se somar nessa luta em defesa do Ensino Superior Público e construir a resistência na defesa dos nossos direitos. 

Juntos somos fortes!