Professores da UESB reforçam necessidade de radicalização pelas pautas estadual e nacional

Em assembleia realizada na terça-feira (6), professoras e professores da UESB decidiram mais uma vez continuar integrando a luta nacional contra as reformas da previdência, trabalhista e pela revogação da lei da terceirização. A categoria suspenderá suas atividades para fortalecer a greve geral do dia 30 de junho. A plenária também apontou mais uma vez a necessidade de radicalização e discutiu ações de mobilização para a pauta estadual, aprovou as contas da seção sindical do ano de 2016, recompôs grupos de trabalhos e comissões.

Pauta Estadual

O congelamento de salário dos últimos dois anos gera uma perda inflacionária de quase 20% para professoras e professores. O Fórum das ADs tem pressionado o governo Rui Costa a negociar, mas até o momento não houve avanço. No que se refere às Universidades Estaduais, a crise orçamentária impossibilita o pleno exercício do ensino, da pesquisa e da extensão.

Diante dessa situação, a assembleia entendeu que é preciso radicalizar a luta em defesa da pauta estadual, não descartando a possibilidade de greve unificada das UEBA ainda este ano, caso o governo mantenha a intransigência em relação à pauta estadual. Foi apontada também a necessidade de fortalecer as comissões locais de mobilização e indicou-se uma série de ações de mobilização, a serem construídas em conjunto com a comissão de mobilização.

Greve geral

A greve geral do dia 28 de abril e a marcha do Ocupe Brasília no dia 24 de maio mostraram a força da classe trabalhadora no combate às reformas do ilegítimo governo Temer. Contudo, é preciso avançar para colocar fim aos projetos de uma vez por todas. Por isso, trabalhadoras e trabalhadores de todo Brasil cruzarão os braços no dia 30 de junho. Apesar da defesa da CSP-Conlutas de greve geral por 48h, a proposta aprovada entre as centrais foi de um dia.

De 6 a 23 de junho as Centrais indicaram a realização de plenárias estaduais/locais/regionais com sindicatos e movimentos sociais para organização e fortalecimento da greve geral. Nesta linha, as ações para a greve geral do dia 30 estão em debate no âmbito dos Fóruns/Plenárias/Comitês Sindicais e Populares de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Ainda sobre a conjuntura nacional, a assembleia encaminhou por manter a centralidade da luta nacional no combate às contrarreformas. Foi também unânime o entendimento de que a greve geral é instrumento legítimo de luta da classe trabalhadora.  No debate sobre a consigna Diretas Já, a assembleia encaminhou, por coerência com os princípios do nosso sindicato, a defesa da consigna “Diretas já”. Houve consenso também de que não será pela via eleitoral que conseguiremos derrotar as contrarreformas, sendo preciso rechaçar o oportunismo eleitoral.

Prestação de contas 2016

Mantendo a transparência nas finanças do sindicato, as diretorias da Adusb realizam prestações de contas trimestrais e o balanço geral do ano. Todos os relatórios são analisados pelos membros do Conselho Fiscal, eleitos em assembleia a cada gestão.

A diretoria da Adusb biênio 2014-2016 apresentou a prestação de contas do ano 2016 e o Conselho Fiscal indicou à assembleia a aprovação das contas com a recomendação de que no item “Comparativo de Despesas Específicas” as despesas agregadas em “Mobilização” referentes à comunicação sejam classificadas separadamente como “Comunicação/Mobilização”. A justificativa se deu pela necessidade de ressaltar a importância da comunicação nas atividades do sindicato. As sugestões anteriores do Conselho para facilitar o entendimento dos filiados e das filiadas ao documento foram acatadas e implantadas no balanço anual. Após a apresentação, a assembleia aprovou por unanimidade a prestação de contas e elegeu os seguintes docentes para o Conselho Fiscal do biênio 2017-2019:

Vitória da Conquista: Jânio Diniz e Rosalve Marcelino

Jequié: Kléber Rocha e Sílvio Matos Filho

Itapetinga: Soraya Adorno

O(A) outro(a) representante do campus de Itapetinga será eleito(a) na próxima assembleia.

Recomposição de GTs e Comissões

Ainda no dia 6 de junho, Soraya Adorno e Jorge Nascimento se integraram ao Grupo de Trabalho de Política Educacional. O professor Haroldo Mendes foi escolhido como um dos representantes suplentes da Adusb, pelo campus de Jequié, na Comissão Estatuinte.