Fórum das ADs pressiona o governo para resolver os 1.042 processos de docentes travados nas Universidades Estaduais
Fotos: Ascom FAD

O Fórum das ADs (FAD) esteve, mais uma vez, na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) na tarde do dia 3 de julho para tratar dos direitos trabalhistas, especialmente promoções, progressões, mudança de regime de trabalho e recomposição salarial. Apesar da solicitação prévia de reunião com o superintendente de Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone, o encontro não ocorreu sob a justificativa de que o titular da SRH se encontra de férias.

Mesmo com a negativa do governo em se reunir, o Fórum reafirmou as bandeiras de luta do movimento docente e protocolou novamente na SAEB a pauta de reivindicações de 2017 junto com o alerta de indicativo de greve já apontado pelo Fórum. Por telefone, Tambone afirmou que o governo pretende se reunir com os docentes na primeira quinzena do mês de julho.

Confira o documento na íntegra. 

Enfrentamento e greve a caminho

No mesmo dia, os professores também entraram em contato com a coordenação do Fórum de Reitores para apurar informações sobre a reunião ocorrida entre os gestores e o governo. O Fórum das ADs reafirmou a pauta docente e cobrou dos reitores a defesa dos direitos emperrados e da recomposição salarial.

“É importante salientar que os reitores não tinham conhecimento que o governo os chamaria para discutir direitos trabalhistas. Isso foi fruto da luta das Associações Docentes e foi informado pelo próprio FAD na reunião anterior que tivemos com os reitores no dia 8 de junho. Estamos desde dezembro de 2016 pautando essa luta”, destaca Milton Pinheiro, Coordenador do FAD.

Na ocasião, o coordenador do Fórum de Reitores e reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, informou que, neste momento, as universidades estaduais estão atualizando os dados de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho para enviar à SAEB.

O FAD exigiu que a questão da mudança de regime de trabalho seja respeitada nesse levantamento, já que o coordenador do Fórum dos Reitores informou que o governo não entrou no mérito desse direito trabalhista. Destacou ainda a exigência pelo remanejamento e/ou alteração do quadro de vagas.

A postura do movimento docente é de responder à altura o descompromisso do governo. A pauta do indicativo de greve já está em curso e as assembleias docentes marcadas para o mês de julho. Para o Fórum, a privação de direitos básicos, como promoção na carreira, não pode ser tolerada. Os professores afirmam que não haverá recuo até que governo apresente respostas concretas e efetivas para todas as reinvindicações docentes. 

Fonte: Fórum das Ads com edição da Adusb