Construção da sede da Adusb em Itapetinga é concluída

Na manhã desta sexta-feira (18), foram entregues as chaves da sede da Adusb em Itapetinga. A obra de 226 m² foi construída com recursos próprios da Adusb, no campus da Uesb, sob a supervisão da Comissão de Obras do sindicato. As novas instalações contam com auditório, secretaria, espaços de convivência e de reuniões. A secretaria da Adusb continua a funcionar no mesmo local até que a mudança para a sede esteja concluída. Manteremos a categoria informada sobre a situação.

O Vice-presidente Regional da Adusb, Edilson Batista, acredita que o momento de conclusão da obra é “uma etapa extremamente importante para a organização do Movimento Docente no campus, pois teremos uma sede com uma infraestrutura adequada para receber o professor e todos nossos associados. Será um ponto importante de aglutinação dos docentes”.

Um longo percurso foi percorrido até a entrega do prédio. Os recursos foram provenientes de uma vitória judicial, que possibilitou a construção das sedes de Itapetinga, Vitória da Conquista e a reforma das instalações de Jequié. A partir de 2012 foram iniciados os trabalhos para produção dos projetos. As plantas foram devidamente apresentadas e aprovadas em assembleia, que também constituiu um grupo responsável por toda tramitação, por apontar caminhos, melhores soluções e fazer os processos licitatórios.

Segundo a representante da Comissão de Obras de Itapetinga, Andréa Gomes, o grupo “tem trabalhado acompanhando os trâmites legais para a construção, sempre aprovando em assembleia, um processo bem participativo entre Comissão, assembleia e diretoria. Isso nos deu uma certa autonomia de construção, de trabalho, nos apoiando, assim como a assembleia, em todos nossos passos”.

Após a decisão coletiva de manter a sede no campus, em 2016 foi aberta uma chamada pública para a licitação da construtora. Finalizados esses obstáculos, a construção em Itapetinga foi iniciada em janeiro de 2017. “A obra transcorreu em um curso muito bom, dentro do prazo estabelecido. Foi licitada e os pagamentos feitos por medição, então não tivemos nenhum problema. Todas as medições correspondiam aos itens já colocados e dentro do prazo estabelecido. A obra já foi entregue com as adequações feitas e em condições plenas de funcionamento”, assegurou Andréa. A docente afirmou ainda que é o “nosso sonho, nosso projeto e nossa conquista ter uma sede que representa mais um espaço de luta, mas também de confraternização, de união, onde se possa dialogar com professores, alunos e técnicos. Afinal, somos todos trabalhadores que lutam por uma universidade digna, de qualidade, laica e socialmente referenciada”.

Vitória da Conquista

As obras da sede estão em fase final, com previsão de término no final de setembro. O projeto é similar ao de Itapetinga e também está localizada no campus da Uesb.