Universidade na Praça acontece no sábado (2) em Vitória da Conquista

Neste sábado (2), a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) realizará o evento “Universidade na Praça” em Vitória da Conquista. A atividade acontecerá na Praça 9 de Novembro, a partir das 8h, para denunciar os ataques ao orçamento da Uesb e aos direitos trabalhistas. O objetivo é apresentar à comunidade projetos da Universidade, sua importância para a região sudoeste e pressionar o governo Rui Costa a atender a pauta de reivindicações dos docentes. 

Crise orçamentária

A Uesb possui 47 cursos de graduação e 40 cursos de pós-graduação, que atendem quase 11 mil estudantes e mais de 70 municípios do Estado. Apesar da enorme importância social, o governo da Bahia tem cortado verbas essenciais para o seu funcionamento mais básico. Cerca de R$ 54 milhões deixaram de ser repassados, se tomarmos como referência o ano de 2013 e a inflação do período. Além disso, o governo nega a contratação de 36 professores (entre substitutos e efetivos) e por isso há centenas de disciplinas não oferecidas aos estudantes.

Arrocho salarial                                                  

A situação dos trabalhadores da Uesb também é grave, pois 78 docentes estão com direitos trabalhistas negados e o número pode ultrapassar os 200 até o final do ano. Assim como os demais servidores públicos baianos, professoras e professores há quase três anos não recebem a reposição da inflação. A perda salarial é de quase 20%, o que equivale ao não recebimento de mais de dois meses de salário ao longo do período. A pauta de reivindicações da categoria foi apresentada em dezembro de 2016, mas o governo tem protelado as negociações com o Movimento Docente.

A Adusb convida a comunidade acadêmica da Uesb e toda sociedade conquistense a participar da atividade “Universidade na Praça” e integrar a luta pela sobrevivência da Uesb.