Adusb promove Dia de Mobilização na quarta-feira (20)

Já são mais de oito meses de pauta protocolada e o governo Rui Costa insiste em não negociar com o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia. Professoras e professores não aceitam o arrocho salarial de quase 20%, o desrespeito aos direitos trabalhistas e o ajuste fiscal do Estado. Por isso, a Adusb realizará em 20 de setembro um Dia de Mobilização na Uesb, campus Vitória da Conquista. É importante lembrar que as aulas serão realizadas normalmente na data.

O Dia de Mobilização tem como objetivo dialogar com a comunidade acadêmica da Uesb sobre os problemas causados pelos cortes orçamentários do governo Rui Costa. As verbas responsáveis pelo pagamento de todas as despesas da Uesb, exceto pessoal, são insuficientes para atender as demandas da Instituição. Faltam recursos para pesquisa, extensão, aulas de campo, pagamento de fornecedores, compra de materiais para laboratórios, permanência estudantil, manutenção e aquisição de veículos, dentre outras questões.

Além das condições precárias de trabalho, professoras e professores também sofrem com o desrespeito ao Estatuto do Magistério. Promoções e mudanças de regime de trabalho estão travadas, a licença sabática foi extinta de forma arbitrária e a reposição da inflação não é paga há dois anos.

Junte-se à luta por uma Uesb de qualidade e em defesa dos direitos trabalhistas.

Programação

8:00 - Treinamento funcional e alongamento (Milton Neto - Educador Físico)

Local: Em frente à Biblioteca

9:00 - Café da manhã

Local: Em frente à Biblioteca

9:30 - Roda de Conversa “Crise Orçamentária da UESB” (Convidados: AFUS, DCE e Reitoria)

Local: Em frente à Biblioteca

16:00 - Roda de Conversa “Direitos Trabalhistas em tempos de crise do capitalismo”

Local: Em frente à Biblioteca

17:30 - Momento cultural

Local: Em frente à Biblioteca

19:00 - mesa “Em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade: a política de desmonte das Universidades Estaduais Baianas” (convidados: AFUS, DCE, Levante Popular da Juventude, UJC)

Local: Auditório II do Módulo Luizão