Nota de Repúdio  - Apologia à Ditadura Militar

A diretoria da Adusb, no exercício legítimo da liberdade de expressão, conforme inciso IX do artigo 5o. da Constituição Federal, manifesta o seu repúdio à divulgação de uma série de outdoors na cidade de Vitória da Conquista, que, utilizando-se do eufemismo de “Intervenção Militar”, fazem na verdade apologia ao Golpe Militar.

Trata-se de um ataque à Constituição Federal, às conquistas democráticas, direitos civis e sociais ali estabelecidos. Tal postura reafirma que os segmentos democráticos devem estar vigilantes aos movimentos de extrema-direita no Brasil e em nossa Região. Estes grupos procuram invisibilizar a brutalidade, o atraso político e social que representou a Ditadura Burgo-Militar no Brasil. Um regime pautado na corrupção, perseguição e assassinato daqueles que foram eleitos como inimigos dos grupos políticos e sociais aos quais os militares serviam.

Na atualidade, tais grupos abusam do preceito da liberdade de expressão para propagandear o ódio aos trabalhadores e movimentos sociais que lutam por uma democracia plena e contra a opressão de classe. Na aparência defendem a moralidade, os bons costumes, a lisura, a retidão e a ética, mas na prática defendem princípios autoritários e fascistas, favorecendo, portanto o dogmatismo, o autoritarismo e a intolerância.

Contraditoriamente, atacam o mesmo Estado democrático que, embora ainda com muitas limitações, lhes garante direitos, inclusive o de exercer funções legislativas. Situação que foi e seria impossível no regime de exceção que defendem. Não falam em nome do povo, mas dos ricos e poderosos que desejam cercear os direitos individuais, a democracia popular e qualquer projeto político que lute por reformas, direitos sociais e emancipação dos trabalhadores.

Seguiremos na luta pela democracia plena e popular! Fascistas não passarão!

 

Diretoria da Associação dos Docentes da Uesb - Adusb