População protesta na quarta-feira (29) contra o fechamento do Colégio Nilton Gonçalves

Atualizado em 28 de novembro de 2017 às 12:18

O governo Rui Costa anunciou que o Colégio Estadual Nilton Gonçalves, no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, será fechado. A unidade escolar possui cerca de 800 estudantes de diversos bairros periféricos da cidade. Um ato público contra o encerramento das atividades ocorrerá na quarta-feira (29) às 8:30, com concentração na Praça do Teatro Carlos Jeová (mercado de artesanato), que seguirá para a Praça Barão do Rio Branco. A Adusb considera a situação como mais um ataque à educação pública da Bahia e convida a comunidade acadêmica da Uesb a participar do protesto.

Um problema burocrático com o espaço físico do Nilton Gonçalves, que funciona em um imóvel alugado, é a justificativa utilizada pelo governo para encerrar as atividades. No entanto, a política de cortes orçamentários do Estado é de conhecimento geral e atinge especialmente o funcionalismo e os serviços públicos da Bahia, como a educação.

A Secretaria de Educação propõe que estudantes sejam transferidos para os Colégios Estaduais Anísio Teixeira e José Sá Nunes. Conforme nota do Núcleo Territorial do Sudoeste Baiano, “essa decisão é resultado de um estudo minucioso realizado pela Secretaria da Educação do Estado, considerando a capacidade de atendimento das escolas públicas, a dinâmica do município e os resultados alcançados, tendo como prioridade garantir o direito de aprender de todos os estudantes”.

Críticas

Ao pensar apenas no enxugamento de despesas, o Estado desconsidera uma série de problemas que a população enfrentará com o fim do Colégio. Um dos principais está apontado numa carta publicada pelos moradores da região e pela Associação dos Moradores do Bruno Bacelar, a qual ressalta que “o discurso em nota [da Secretaria de Educação] afirmando que está garantido o acesso dos estudantes a outros estabelecimentos de ensino é vago, frio e protocolar. É a mesma lógica de quem fecha uma escola numa cidade pequena do interior e diz que está assegurado o acesso a outra no município vizinho a quilômetros de distância”.

A diretoria da Adusb também publicou uma nota contra o fechamento do Colégio Nilton Gonçalves. “É contraditório que o governo Rui Costa, que encontra recursos para aportar mais de R$ 700 mil em um show internacional, para garantir o lucro do conjunto de empresários responsáveis pelo show; que alardeia na mídia oficial que o estado da Bahia atingiu crescimento 10 vezes superior ao do país; que faz caixa de bilhões de reais à custa dos direitos trabalhistas e do arrocho salarial do funcionalismo público; argumente de forma arbitrária e inconsequente que não possui recursos para manter uma escola pública. É de se questionar qual é a prioridade do governador”, ressalta o documento.

Leia a nota da Adusb na íntegra.

Participe do protesto contra o fechamento do Colégio e fortaleça a luta pela educação pública baiana.