Adusb adere à greve geral do dia 5 de dezembro contra a reforma da previdência
Foto: Ricardo Lopes

Em assembleia realizada nessa quinta-feira (30), professoras e professores da Uesb decidiram por integrar a greve geral do dia 5 de dezembro. A mobilização é uma convocação da CSP-Conlutas e demais Centrais Sindicais contra a reforma da previdência. A data foi pensada em virtude da votação da proposta de emenda constitucional (PEC) 287/16, a Reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados. Por deliberação da assembleia da Adusb, todos os portões da Uesb de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga serão fechados.

Devido à completa falta de apoio popular e as lutas realizadas desde o ano passado, o desgoverno Temer recuou em alguns pontos da reforma na alteração de texto encaminhada no dia 22 de novembro. No entanto, a nova proposta mantém os ataques aos trabalhadores.

Nenhum direito está garantido

A nova proposta determina o tempo mínimo de contribuição em 25 anos, porém não garante o valor integral da aposentadoria. Os 25 anos possibilitarão o recebimento de apenas 70% da média das contribuições feitas ao longo da vida.  Servidoras e servidores, assim como as(os) trabalhadoras(es) da iniciativa privada, terão direito a 100% somente se contribuírem por 40 anos. No caso específico das(os) docentes, será permitida a aposentadoria aos 60 anos.

Mobilização

Serão realizados atos públicos e panfletagens por todo país. Em Vitória da Conquista, a Adusb participará do ato convocado para a Praça Barão do Rio Branco às 8:30. As atividades em Jequié e Itapetinga ainda não foram confirmadas. Mais informações serão divulgadas em breve.