Assembleia reafirma importância do #OcupaConsu no dia 7 de março

A proposta de paralisação por tempo indeterminado contra o veto da reitoria à decisão do Conselho Superior da Uesb (Consu) foi discutida por professores da Uesb nesta terça-feira (28). A pauta foi solicitada por docentes do campus de Jequié durante a assembleia do dia 23 de fevereiro. Após amplo debate, a categoria entendeu que o ato do reitor é um grave ataque à democracia universitária, mas ainda não é momento para fazer uso do instrumento legítimo que é a greve. A assembleia defendeu fortalecimento da paralisação do dia 7 de março e do #OcupaConsu na data.

Em defesa da democracia universitária

Professoras e professores do campus de Itapetinga também se mostraram extremamente preocupados(as) com a ação autoritária do reitor da Uesb, que ao perder uma votação democrática no Consu, decidiu por barrar o encaminhamento do Conselho de suspender a seleção Reda. 

Saiba mais sobre o veto do Reitor e suas implicações.

A avaliação é de que o Consu terá dificuldades em derrubar o veto do gestor na reunião do dia 7 de março, pois conforme o estatuto da Universidade, serão necessários 2/3 dos votos. A composição do Conselho favorece a administração, pois tem direito a voto o reitor, o vice-reitor e outros quatro pró-reitores. A reitoria necessitará então de apenas mais quatro votos de Conselheiros para manter a decisão monocrática. Por isso é essencial que as plenárias departamentais discutam o veto, suas implicações políticas para o futuro da Uesb e se posicionem em defesa da democracia universitária.

Mobilização

A Adusb disponibilizará transporte para filiados e filiadas dos campi de Jequié e Itapetinga que desejarem participar do #OcupaConsu em Vitória da Conquista. Interessadas e interessados devem entrar em contato com a secretaria do sindicato do seu campus até 2 de março às 17h.

Além disso, foi encaminhada a concessão de entrevistas da diretoria da Adusb em rádios para denúncia da decisão autoritária da reitoria. Placas de outdoor, faixas e panfletos também serão produzidos. Professoras e professores deliberaram ainda pela realização de uma nova assembleia na tarde do dia 7 de março para avaliar os encaminhamentos do Consu e definir os próximos passos da mobilização.

A assembleia também irá discutir a pauta estadual. Um estudo das perdas salarias comprovou o grave impacto da política de arrocho salarial do governo #RuiCorta. Segundo o estudo, as perdas salariais acumuladas pela categoria atingiram o maior índice dos últimos vinte anos. O Fórum das ADs avalia a necessidade de radicalização nas ações contra o arrocho salarial e os ataques aos direitos trabalhistas.

Unimed

O reajuste anual da Unimed também estava pautado na assembleia da terça-feira (27). Contudo, por problemas de comunicação, a equipe do plano de saúde que seria responsável por prestar os esclarecimentos necessários se deslocou para Jequié. Desse modo, o ponto foi suspenso e voltará a ser debatido na próxima assembleia.

Fundo de mobilização permanente

De outubro a dezembro de 2017, a Adusb realizou uma série de atividades de mobilização com os recursos do caixa corrente, por não haver tempo hábil para solicitar em assembleia o uso do Fundo Permanente de Mobilização. Diante disso, a diretoria do sindicato solicitou autorização para reembolso do caixa, que foi aprovada pela categoria.