Convocações de atos, assembleias e paralisações preparam 8 de Março de Luta

 

 

Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, estão sendo preparados atos, assembleias e paralisações para marcar a luta no combate à violência de gênero, ao machismo e aos ataques dos governos e dos patrões.

A CSP-Conlutas e a Rede Internacional de Solidariedade e de Lutas integram esse chamado e farão atos e paralisações neste dia.

Categorias como a de servidores municipais de São Paulo entrarão em greve neste 8 de março e engrossarão esse dia de protestos. Os professores estaduais também farão uma assembleia com paralisação. Em São José dos Campos (SP), estão previstas assembleias nas fábricas e o mesmo ocorrerá em Minas Gerais. Está marcada também a paralisação dos professores estaduais do Rio de Janeiro. Em Belém (PA), as obras vão parar e os professores municipais farão greve por tempo indeterminado com início no dia 8.

Atos públicos também estão sendo organizados e a orientação é de que nos estados e regiões busquem-se construir manifestações unificadas, classistas e independentes de governos e patrões. O eixo dos materiais da Central é “Contra a violência machista e a reforma da Previdência. Fora Temer e os corruptos do Congresso”.

Leia também: 8 de Março: construir a greve internacional de mulheres contra a violência machista e os ataques dos governos

Confira os atos marcados e que serão atualizados conforme formos recebendo os informes:

Em São Paulo (SP), o ato organizado pela CSP-Conlutas será independente dos patrões e dos governos e acontece no Theatro Municipal, com concentração a partir das 15h e saída às 17h. Estão previstas caravanas de mulheres do campo vindas do interior de São Paulo, assim como operárias de São José dos Campos e região.

https://www.facebook.com/events/164766037651956/

Nas periferias da capital paulista também estão previstas manifestações. O Luta Popular está organizando ato na zona sul, com concentração na Ocupação Jardim da União a partir das 16h e passeata até a Praça do Trabalhador, ao lado do Terminal Varginha, onde haverá roda de samba e roda de conversa. Também será realizado protesto em Osasco na Ocupação Esperança, às 18h, com passeata e panfletagem pelos bairros do entorno.

https://www.facebook.com/events/196139247813395/

Em Santos (SP) também haverá mobilização e a concentração será na Estação da Cidadania, às 16h30, com diversas atividades culturais. Às 18h30, o ato sairá em marcha pelas ruas da cidade.

https://www.facebook.com/events/335480866971780/

Em Belo Horizonte (MG), o protesto será unificado e ocorre na avenida Afonso Pena a partir das 16h, saindo a partir da Ocupação Carolina Maria de Jesus rumo à praça Sete.

https://www.facebook.com/events/2037523233171635/

Em Porto Alegre (RS), o ato será na esquina Democrática, com concentração às 17h.

Em Passo Fundo (RS), o ato ocorre em frente à escola Potásio Alves, a partir das 11h

 

Em Vitória (ES), o ato público terá concentração às 13h, com concentração na Praça Jucutuquara.

 

Em Teresina (PI), o ato será na avenida Frei Serafim, com concentração às 16h, em frente ao Bom Preço. Haverá oficinas de cartazes.

Em Manaus (AM), a concentração do ato será na praça da Saudade, às 15h.

Em São Luís (MA), a atividade será as 15h30, com concentração em frente ao Colégio Liceu.

Em Natal (RN), o ato será na praça André de Albuquerque (Praça Vermelha) a partir das 8h. A programação ainda está sendo elaborada, mas contará com um café da manhã poético, roda de conversas, ato público pelas ruas do Centro e uma cultural com artistas potiguares.

 

Fonte: CSP - Conlutas